Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Edital oferece 25 vagas do CST em Produção de Cacau e Chocolate
Início do conteúdo da página

Edital oferece 25 vagas do CST em Produção de Cacau e Chocolate

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 11h01
  • Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 11h47
  • Acessos: 1933

WhatsApp Image 2022 10 31 at 16.49.16A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou o Edital nº 05/2023, que oferece 25 vagas do novo Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate no âmbito do Programa Itinerário Contínuo, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Com isso, estudantes do curso Técnico em Agroindústria: Produção de Cacau, Chocolate e Derivados, oferecido no CEEE Nelson Schaun, em Ilhéus, podem disputar as vagas usando as notas obtidas nas últimas quatro edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições estarão abertas de 16 a 24 de fevereiro pelo formulário online.

As demais 25 vagas do CST em Produção de Cacau e Chocolate devem ser ofertadas em breve para o público em geral em um próximo edital, conforme a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC).

 

O que é o CST em Produção de Cacau e Chocolate?

A cadeia produtiva do cacau requer uma renovação extensa, em termos de sistemas de produção inovadores, manejo adequado, mecanização, uso de clones produtivos e tolerantes a doenças, manejo dos cacaueiros com podas adequadas, manutenção de níveis adequados de fertilidade do solo, dentre outras tecnologias para produção de amêndoas e chocolates de qualidade.

A UFSB vai ao encontro dessa necessidade de profissionais com a oferta do CST em Tecnologia do Cacau e do Chocolate vinculado ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais. Essa combinação permite a formação de trabalhadores especializados e com acesso a pesquisadores e professores doutores em diferentes campos de conhecimento, principalmente das áreas agronômica e de alimentos.

Com isso, dentre as competências que o tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate deve desenvolver durante o curso, estão a capacidade de elaborar e acompanhar projetos agrícolas inovadores e sustentáveis; estruturar e analisar projetos agroindustriais que considerem diferentes usos de recursos e resíduos, análise de mercado e tecnologias disponíveis em conformidade com a legislação e com os princípios da sustentabilidade; planejar processos e produção de amêndoas, chocolates e derivados com foco na melhoria da qualidade e transformação do mercado consumidor; atuar nos diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau em funções de organização e gerenciamento; elaborar planos de negócios baseados em estratégias de marketing e turismo com foco na valorização da cultura do cacau.

O número mínimo de quadrimestres letivos para se formar tecnólogo é de nove, equivalente a três anos. A carga horária total soma 3.040 horas, sendo 180 horas de estágio curricular obrigatório. Essa duração deve passar por alguma alteração, tendo em vista que a UFSB passará a funcionar no regime letivo semestral a partir de 2024.

Veja mais detalhes nesta notícia sobre o CST em Produção de Cacau e Chocolate.

 

RequisitosWhatsApp Image 2022 10 31 at 13.03.41

A seleção de estudantes será feita exclusivamente pelas notas do Enem dos últimos quatro anos. A nota a ser considerada para efeito de classificação neste processo seletivo será a média aritmética simples das quatro notas das áreas de conhecimento da prova do Enem mais a nota obtida na redação. Caso a/o candidata/o tenha participado de mais de uma edição do ENEM entre os anos de 2019 a 2022, a nota final mais alta em que o/a candidato/a não tenha zerado a redação será a usada para fins de seleção e classificação.

Quem se inscrever e for selecionado/a deve também comprovar a conclusão do curso técnico em Agroindústria no momento da matrícula no CST em Produção de Cacau e Chocolate. Outras exigências são explicadas no edital, em especial a documentação solicitada para inscritos/as em vagas de políticas afirmativas (cotas). É preciso atenção para os anexos ao edital, que vão detalhar requisitos documentais para as diferentes cotas na conclusão da matrícula.

 

Cronograma

  • Inscrições - 16 a 24/fev
  • Publicação da lista de candidatas/os convocadas/os - 28/fev
  • Envio da documentação de matrícula - 02 a 07/mar
  • Publicação da lista de candidatas/os com documentação homologada - 10/mar
  • Recebimento de recursos contra resultado da homologação da documentação de matrícula - 11 a 13/mar
  • Publicação dos resultados dos recursos - 16/mar
  • Preenchimento das vagas restantes por meio da lista de candidatas/os Habilitadas/os - 16/mar
  • Publicação da relação de Candidatas/os Habilitadas/os com matrícula homologada - 17/mar
  • Convocação para verificação de autodeclaração étnico-racial - 17/mar
  • Período para verificação de autodeclaração étnico-racial - 20 a 22/mar
  • Resultado da verificação de autodeclaração étnico-racial - 29/mar
  • Recurso contra resultado da verificação de autodeclaração étnico-racial - 30 a 31/mar
  • Resultado dos recursos - 06/abr

 

Documento relacionado

Edital nº 05/2023 - Processo Seletivo Programa Itinerário Contínuo

registrado em:
Fim do conteúdo da página