Página inicial > Últimas Notícias > Divulgado edital de seleção de estudantes para o mestrado do PPGCS em 2023

Divulgado edital de seleção de estudantes para o mestrado do PPGCS em 2023

• Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 14h06
  • Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 14h06

PPGCS Destaque SiteA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), publicaram o Edital PROPPG nº 12/2022, que normatiza o Processo Seletivo de discentes regulares no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) para o ano de 2023.

O PPGCS vai oferecer 24 vagas para ingresso em 2023, sendo oito para ampla concorrência, 12 para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, mais quatro vagas para quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência. Também são ofertadas duas vagas para capacitação de servidores da UFSB e duas vagas para estrangeiros não residentes no Brasil. As inscrições são GRATUITAS e estarão abertas entre 14 de dezembro de 2022 a 2 de março de 2023. A previsão de matrícula dos aprovados e início das aulas é final de maio de 2023. As orientações para organizar e enviar a documentação requerida constam no Edital.

O público de interesse contempla portadores/as de título de nível superior. O PPGCS foi pensado como um programa de natureza interdisciplinar, voltado para a formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e prática, capazes de desenvolver estudos entre a relação socioambiental, recursos naturais e produção agrossilvopastoril. Possibilitando a solução de conflitos pelo uso da terra e/ou recursos naturais, para que ocorra o desenvolvimento sustentável e harmônico de nossa sociedade. O PPGCS tem sua área de concentração da Capes em “Interdisciplinar / Meio Ambiente e Agrárias”, apresentado três linhas de pesquisa: Recursos Agrossilvopastoris; Recursos Naturais e Ambientais; e Relações Socioambientais.

Relações Socioambientais: Nessa linha de pesquisa busca-se compreender as dinâmicas socioambientais locais e regionais, incluindo os conflitos socioambientais, e propor alternativas de desenvolvimento territorial (social, ambiental e agrossilvopastoril), em perspectiva com o contexto nacional e global.

Recursos Naturais e Ambientais: Esta linha de pesquisa visa o estudo da dinâmica dos ecossistemas, considerando a conservação, restauração, manejo e uso sustentável dos recursos naturais. Tem-se como foco o manejo e a gestão dos recursos naturais e ambientais para o desenvolvimento social e econômico aliado à conservação, com vistas à sustentabilidade.

Recursos Agrossilvopastoris: Essa linha de pesquisa busca o desenvolvimento rural com o estudo de melhorias nos setores de produção, especialmente agricultura, silvicultura e pastoril, com responsabilidade social, ambiental e econômica.

Documentos e links relacionados

Página do PPGCS

EDITAL PROPPG N° 12.2022 - Seleção de Mestrado do PPG Ciências e Sustentabilidade