Página inicial > Últimas Notícias > Proex participa da III Conferência Territorial Litoral Sul

Proex participa da III Conferência Territorial Litoral Sul

• Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 09h21
  • Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 09h21

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFSB representou a UFSB na III Conferência Territorial do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) Litoral Sul, que ocorreu na última terça, 29/11. O encontro teve como pauta principal a atualização das propostas do Codeter resultantes da I e da II Conferências, a serem encaminhadas para o novo mandato do Governo do Estado da Bahia.

III Conferência Territorial1

O coordenador do Codeter Litoral Sul, Carlos Alberto Santos (Garotinho), que é também membro do Conselho Estratégico Social da UFSB (mandato 2022-2024), destacou a importância do momento para o fortalecimento da política territorial e o papel fundamental das universidades como parceiras. Explicou que o Codeter tem mais de 60 representações do poder público e da sociedade civil e que constitui importante espaço de escuta e articulação entre diversas instâncias. Lamentou a ausência de representações de alguns municípios, impedidas de chegar a Itabuna devido às chuvas intensas.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFSB, Lilian Reichert Coelho, representante institucional no Codeter Litoral Sul desde 2018, no qual atua nas Câmaras Temáticas de Educação e de Mulheres, celebrou a realização do encontro, ressaltando a relevância da política territorial para o Estado da Bahia e para o Brasil. Mostrou-se animada com a perspectiva de retomada da Política Nacional de Participação Social, que permitirá garantir a efetiva e diversa participação da sociedade na construção e consolidação das políticas públicas. Acentuou também a urgência de políticas públicas específicas para a extensão universitária, lembrando a relevância do trabalho dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDETs), instrumento que envolveu apoio e recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e do CNPq.

A conferência foi organizada pela Agente de Desenvolvimento Territorial, Geomara Moreno Nascimento, mestre pelo PPGER/UFSB e doutoranda pelo PPGES/UFSB.

Texto e foto: PROEX