SNCT UFSB 2022: Ciência e Tecnologia em exposição para a comunidade externa
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Sul da Bahia (SNCT UFSB), na sua oitava edição, teve atividades realizadas nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O evento comporta também o Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI), no qual projetos de pesquisa fomentados pelo Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIPCI) com bolsas de iniciação científica (IC) e de iniciação tecnológica (IT) apresentam os resultados perante bancas, em um passo importante para a formação de mais cientistas.
As atividades movimentaram as comunidades interna e externa. A coordenadora da SNCT no Campus Jorge Amado, professora Khétrin Silva Maciel, por exemplo, aponta que a mesa redonda do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAf) e o lançamento do livro O que tem pra comer? Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) no Sul da Bahia: Cabruca, Cultura e Decolonialidade, dos autores Alessandra Bertoso Jardim, Jomar Gomes Jardim, José Lima da Paixão, Ângelo Giuseppe Alves e Silvia Kimo Costa, ambos ocorridos na terça-feira (29), registraram o maior ponto de atração local. As atividades do CJA também foram registradas em perfis no Instagram, como o do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (PopTecs), por exemplo.
No CSC, a Feira de Profissões, evento integrante da SNCT UFSB, teve grande participação de estudantes da rede pública de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, com mais de 20 escolas e aproximadamente 600 alunos participantes. Diversas atividades foram registradas nos perfis vinculados ao campus, como o da Coleção Didática de Areias, do curso de Oceanologia e da LI em Ciências da Natureza, dentre outros.
O encerramento da SNCT e do 8º CIPCI ocorreu na noite de quinta-feira (01), com transmissão feita pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos. Ela destacou a importância da retomada da presencialidade após todas as restrições provocadas pela pandemia de covid-19, e mesmo com as condições restantes impostas pela proteção sanitária da comunidade. Segundo a pró-reitora, mais de 50 atividades foram desenvolvidas nos três campi da UFSB, entre minicursos, exposições, feira de profissões, oficinas e outras propostas. Cerca de 2 mil alunos da rede pública estadual participaram da SNCT nos campi, pela estimativa da gestora.
Enquanto a SNCT é um evento de contato com o público interno e externo, o CIPCI se destaca por ser o espaço em que estudantes com vínculo a projetos de iniciação científica ou tecnológica apresentam os resultados dos projetos apoiados pelo Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação, ao lado de docentes responsáveis pela orientação. A professora Maria do Carmo ressaltou o valor do contato próximo no momento de trocas sobre o trabalho acadêmico, com mais de 90 trabalhos apresentados e avaliados. Ela destacou a expectativa de que a inclusão dos eventos no calendário institucional a partir de 2023 reforce cada vez mais o CIPCI e a SNCT.
A pró-reitora agradeceu à equipe de docentes que se dedicou nas funções de organização geral e local da SNCT e do CIPCI nos três campi. Por fim, a gestora anunciou os projetos que receberam a menção honrosa em cada Centro de Formação, como de costume no evento. A lista completa está publicada no site da PROPPG e pode ser consultada neste link. A transmissão pode ser acompanhada novamente no Auditório Virtual da UFSB no Youtube.
Redes Sociais