Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Extensão Pré-ENEM nos CUNI anima estudantes para o ENEM

Programa de Extensão Pré-ENEM nos CUNI anima estudantes para o ENEM

• Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 11h20
  • Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 11h20

aulão CUNI TEixeira de FreitasAlém das aulas previstas, nos dois últimos finais de semana (5 e 12/11), estudantes da UFSB bolsistas do Programa Institucional de Extensão Cursinho Pré-universitário Popular na Rede de Colégios Universitários ofereceram aulões de todas as áreas de conhecimento para estudantes do Ensino Médio nos três territórios de abrangência da universidade.

As atividades aconteceram nos CUNI, Complexos Integrados e salas da universidade e foram supervisionadas pelos/as professores/as voluntários da UFSB que atuam no Programa: Cláudia Pungartnik, Débora Kavalek, Marcos Calazans e Pamela Peregrino. Também foi fundamental a atuação das assistentes operacionais.

A coordenadora do Programa de Extensão, professora Caroline Caputo, avalia que o objetivo foi alcançado, pois “diretores/as das escolas onde ocorreram as aulas relataram que o interesse pela realização da prova do Enem deste ano pelos/as alunos/as teve aumento depois que começaram a participar do Curso Pré-Universitário da UFSB. Espero que tenhamos bons resultados na prova do ENEM”.

Educação e Cidadania

Gabriel Nascimento Brandão, 17 anos, estudante do Colégio Estadual Jane Assis Peixoto, em Posto da Mata, que nunca tinha participado de um cursinho, analisa sua experiência no curso como “muito boa”, “ajudou bastante”, ressaltando o empenho dos/as bolsistas, que “desempenharam um papel fundamental”.

Para Murilo Adriano de Queiroz, estudante do CPF, bolsista da área de Humanidades, “o projeto atua diretamente na relação entre universidade e sociedade, expandindo a imagem da UFSB nas cidades onde ela está presente e nas próximas, mostrando o que ela tem a oferecer. É muito bom porque nós representamos a universidade nos colégios e tem todo o desenvolvimento de um trabalho que é muito importante, por podermos colocar em prática os conhecimentos da sala de aula, sendo uma experiência muito boa para nossa formação.”

aulão Coaraci

Partilhas e afetos

Em algumas aulas, bolsistas e/ou assistentes operacionais prepararam lanches, recados e lembrancinhas para os/as estudantes do Ensino Médio que participaram das atividades. Além de conhecimentos, o cuidado com o outro é elemento importante para criar e manter os vínculos.aulão eunápolis lembrancinha

Amanda Oliveira, estudante do terceiro ano do Complexo Integrado de Eunápolis, conta que as aulas foram criativas, dinâmicas, leves, mas com bastante conteúdo. “Tenho certeza que os interessados conseguiram aprender, assim como eu, e perceberam que foi extremamente útil para nossa prova. Foi maravilhoso.”

Próximos passos

Com o fim das provas do ENEM, bolsistas e estudantes participantes estão em fase de avaliação das atividades, realizada por meio de um formulário compartilhado. No dia 12 de dezembro, haverá um encontro virtual para avaliação coletiva e dialogada.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Lilian Reichert, “a ideia é continuar com o Programa de Extensão no próximo ano, pois o compromisso com a educação básica está previsto tanto em diretrizes nacionais da extensão quanto em documentos institucionais como o Plano Orientador, o PDI e o PDU da Proex. Nosso desejo é estreitar ainda mais nossas relações com as escolas públicas, professores/as e estudantes do ensino fundamental e médio.”

Reconhecimento

A Proex e a Progeac, pró-reitorias responsáveis pela condução dos editais do Programa, parabenizam e agradecem à coordenadora, aos/às bolsistas, aos/às docentes voluntários/as, aos/às assistentes operacionais e parceiros/as (pais, professores/as e gestores/as das escolas e dos campi da UFSB) pelo compromisso e pela dedicação. E também agradecem às equipes da Proplan e da Propa, pela parceria.

Texto: PROEX

Fotos: cedidas por participantes do Programa