Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Jornada de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia reúne representantes da academia e da sociedade para debater o tema do desenvolvimento regional
Início do conteúdo da página

I Jornada de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia reúne representantes da academia e da sociedade para debater o tema do desenvolvimento regional

  • Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 13h48
  • Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 17h48
  • Acessos: 916

Entre os dias 07 e 10 de novembro de 2022, no Campus Paulo Freire (CPF), ocorreu a I Jornada de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia e I Semana Acadêmica de Engenharia Civil. Neste primeiro ano, o evento teve como tema central “Diversidade Socioambiental como potencial de desenvolvimento sustentável”. O evento foi organizado pelo Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT) da UFSB e recebeu convidados das mais diversas áreas de atuação, desde lideranças comunitárias e de movimentos sociais, representantes de prefeituras e instituições públicas regionais, gestores de unidades de conservação, pesquisadores, representantes de empresas e pessoas interessadas em discutir o tema do evento. A programação do evento incluiu palestras, painéis de discussão e diversos minicursos.

I Jornada 26

A abertura do evento, no dia 07 de novembro, contou com um painel com as representações das prefeituras regionais, que apresentaram ações com foco no desenvolvimento territorial mais sustentável. Integraram este painel de abertura o decano do CFDT Prof. Dr. André de Almeida Rego, a secretária de meio ambiente de Alcobaça Sra. Daiane Mafra, a representante da secretaria de desenvolvimento econômico de Teixeira de Freitas Sra. Maxsoely Brito e o coordenador do CODETER TIES Sr. Alexsandro Chaves. Na sequência, foi realizada a conferência de abertura do evento com a participação do Prof. Dr. Sebastião Cerqueira-Neto, docente do IFBA de Porto Seguro, que tratou da Dinamicidade do Território do Extremo Sul da Bahia: tendências para o século XXI.

I Jornada 9Nos dias subsequentes, intensas atividades ocorreram nos três turnos. Os minicursos e oficinas aconteceram nas salas do complexo I do CPF pela manhã e tarde, e, no período noturno, painéis e mesas redondas ocorreram no auditório do Complexo II do CPF. No dia 08 de novembro dois painéis fomentaram a discussão do desenvolvimento na região. O painel “Comunidades tradicionais, desenvolvimento territorial e sustentabilidade” foi mediado pelo Prof. Dirceu Benincá e contou com as falas potentes do Sr. Célio Leocádio (representação do Quilombo de Volta Miúda) e da Sra. Elaine (MST). À noite, além da palestra “sustentabilidade na construção civil”, com apresentação de um representante do CREA-BA, ocorreu o painel que discutiu as “iniciativas regionais para o desenvolvimento territorial sustentável”, mediada pelo Prof. Frederico Monteiro Neves, com a participação do promotor de justiça Sr. Fábio Fernandes (Ministério Público), Sra. Natália Albuquerque (Coordenadora executiva do Programa Arboretum) e Dra. Iara Lopes Rangel (Escola de Agroecologia Egídio Brunetto).

No dia 08 de novembro, conjuntamente com a I Jornada e após dois anos de atividades suspensas devido à pandemia, aconteceu o retorno da Feira da Agricultura Familiar do Campus Paulo Freire, com a participação de agricultores do assentamento Bela Manhã do MST. Este é um projeto de extensão coordenado pelos professores Dirceu Benincá e Frederico Neves. 

 No dia 09 de novembro dois painéis debateram aspectos centrais ao desenvolvimento do extremo sul da Bahia. O painel “Histórias, memórias e territórios do Extremo Sul da Bahia” foi mediado pelo Prof. André de Almeida Rego (CFDT/UFSB), e teve como painelistas o Prof. Dr. Herbert Toledo Martins (CFDT/UFSB) e o Prof. Dr. Lucas Emerique (IF Baiano). O segundo painel contou com a presença dos gestores das unidades de conservação da região, intitulado “O papel das unidades de conservação para o desenvolvimento territorial sustentável”, o painel foi mediado pela mestranda Sirleide Santana (PPGCS/UFSB) e contou a participação de Raiane Viana (Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal), Juliana Chinali (Resex Corumbau), Erismar Rocha (Parque Nacional Marinho dos Abrolhos) e Flavia Bertier (Parque Nacional do Descobrimento).I Jornada 17

No último dia do evento, dia 10 de novembro, foi proferida a palestra “Impactos do uso do solo sobre os recursos hídricos” pelo Prof. João Batista Lopes (CFDT/UFSB) e realizado a mesa redonda “Engenharia & Desenvolvimento Territorial: as demandas do Extremo sul da Bahia”, com mediação do Prof. Wanderley de Souza (CFDT/UFSB).

Ao longo de todo o evento minicursos e oficinas foram ofertados para o público interno e externo à UFSB, fomentando o caráter extensionista desta I Jornada. Entre eles, podem ser citados minicursos que trataram dos temas de hortas urbanas comunitárias, geração de energia fotovoltaica, criação de abelhas, aplicações de softwares na área de engenharia, libras e outros.

Ao longo de quatro dias, cerca de 180 pessoas participaram do evento, incluindo participantes ouvintes internos e externos à UFSB e palestrantes. A comissão organizadora do evento foi composta por professores do CFDT e monitores selecionados entre estudantes de graduação e pós-graduação do centro.

 

 

I Jornada 20

Redação: Comissão organizadora da I Jornada de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia.

Retomada Feira da Agricultura Familiar na UFSB após pausa da pandemia

WhatsApp Image 2022 11 08 at 08.14.07WhatsApp Image 2022 11 08 at 11.01.10Na terça feira (08/11), foram retomadas as atividades da Feira da Agricultura Familiar na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas/BA. A feira de produtos orgânicos faz parte do projeto de extensão “Universidade e Extensão Popular: diálogo de saberes e práticas agroecológicas”, coordenado pelos professores Dirceu Benincá e Frederico Monteiro Neves e estava suspensa desde março de 2020 em decorrência dos impactos da pandemia da Covid-19.


O reinício contou com a presença de produtores/feirantes do assentamento Bela Manhã, do MST, com professores e alunos da UFSB e público em geral. Dentre os produtos oferecidos havia mandioca, mamão, jaca, cana, bolo caseiro, cocada, temperos naturais, alface, banana, gomas (féculas de mandioca) e muitos outros, todos produzidos sem uso de fertilizantes ou defensivos tóxicos prejudiciais à saúde. Também houve o costumeiro almoço com galinha caipira e polenta servido no local.


WhatsApp Image 2022 11 08 at 08.14.38Junto ao espaço da feira, estudantes da UFSB e moradores da cidade que participam do projeto de extensão sobre Agricultura Urbana, também coordenado pelo professor Dirceu Benincá, construíram uma simbólica mandala produtiva. De acordo com o professor, ela tem o objetivo de demonstrar a importância das hortas urbanas, da agroecologia, da produção de alimentação saudável, da sustentabilidade e do trabalho coletivo.


A feira constituiu uma das atividades da I Jornada de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia e I Semana Acadêmica de Engenharia Civil. O evento promovido pelo Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial, do Campus Paulo Freire, foi realizado de 07 a 10 de novembro com o tema “Diversidade socioambiental como potencial de desenvolvimento sustentável”. Contou com a participação da comunidade acadêmica, representantes de setores públicos, de movimentos sociais, de comunidades tradicionais e da sociedade civil, em mesas, painéis, palestras e minicursos diversos. (Colaborou na redação: Larissa Neves)

 

 

 

Redação: Comissão organizadora da I Jornada de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia

registrado em:
Fim do conteúdo da página