Página inicial > Últimas Notícias > IV CONEX celebrou elos entre Extensão, Educação e Cidadania

IV CONEX celebrou elos entre Extensão, Educação e Cidadania

• Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 16h16
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 16h16

O Congresso de Extensão da UFSB de 2022, realizado entre os dias 4 e 9 de novembro, em formato híbrido, teve como destaque as relações entre extensão, educação e cidadania.

oficina3A programação iniciou com uma reunião presencial reservada entre a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFSB e a Profa. Dra. Evelyn Iris Leite Morales Conde, da Universidade Federal de Rondônia, no dia 4. A professora Evelyn apresentou projetos de pesquisa e extensão em andamento e produtos sonoros experimentais do Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio, Educação e Cidadania (REC), com vistas à celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições.

Links em redes sociais:

No sábado, dia 5, a professora convidada conduziu a “Oficina de Comunicação Sonora e Cidadania”, com participação de 35 estudantes do ensino fundamental e médio das Escolas Municipais Professora Horizontina Conceição (Hernani Sá, Ilhéus), onde a oficina foi realizada, e Themístocles Andrade (Teotônio Vilela, Ilhéus). Também estiveram presentes jovens do Projeto Capoeira Arte, com o Mestre Chocolate. A articulação para a realização da atividade envolveu as gestoras das duas escolas, o professor Erlon Fábio Costa e a professora Teresa Sá, além da Agente de Desenvolvimento Territorial do Litoral Sul, Geomara Moreno. Erlon e Geomara são egresses do PPGER e doutorandes pelo PPGES. O encontro culminou com a gravação, pelos/as estudantes, do material produzido na oficina e com uma roda.

Na tarde do dia 7, a professora Evelyn propôs a roda de diálogo “Extensão, Educação e Cidadania”, na qual relatou a experiência de seus projetos de pesquisa e extensão e convidou estudantes da UFSB a atuarem como partícipes, com orientação remota dela e de sua equipe. Aos/Às interessados/as, procurar a Proex, pelo endereço: proex@ufsb.edu.br

À noite, houve o lançamento do livro “Extensão universitária para a vida: relatos de experiências na UFSB”, realizado via Edital Proex n. 004/2021 e finalizado em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da universidade.

lançamento livro

O e-book está disponível no link: https://ufsb.edu.br/proex/images/conex/EBOOK_Extensao.pdf

As manhãs dos dias 7, 8 e 9 foram intensas, com apresentações de resultados de projetos de extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica da UFSB. A mediadora das apresentações, professora Alessandra Simões, Coordenadora de Gestão da Extensão da Proex, destaca que, “durante as sessões de comunicações, foram apresentados projetos excelentes. Mesmo neste cenário ainda difícil pós-pandemia, as ações foram feitas com muita qualidade, envolvimento da comunidade e metodologias muito criativas.” Outro ponto muito interessante foi a participação ativa dos/as estudantes, que mostraram em diversos momentos como dominam o linguajar da extensão e como estão conscientes da necessidade da postura dialógica com a comunidade e do papel da extensão em sua formação cidadã.”

A programação do CONEX deste ano envolveu também atividades afinadas à extensão realizadas durante a I Jornada de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul da Bahia, promovida pelo Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial, do Campus Paulo Freire.oficina6

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Lilian Reichert Coelho, avalia a quarta edição do CONEX como produtiva e especial, tanto pela apresentação de resultados da extensão praticada na UFSB quanto pela integração com Unidades Acadêmicas e com a sociedade na construção da programação do evento. E também pela participação da professora Evelyn Morales, com foco nas relações teóricas e práticas entre extensão, educação e cidadania.

A gestora comenta ainda que “nos novos ventos que sopram a expectativa é de um olhar sensível do governo federal para a criação de políticas públicas específicas para a extensão universitária, de modo a garantir a implementação da inserção curricular da extensão e, com isso, tornar palpável o que tanto sonhamos como instituições públicas de ensino superior, que é a formação cidadã de nossos/as discentes e a consolidação dos nossos elos com a sociedade, principalmente, com aqueles/as em situação de vulnerabilidades, com financiamento, legitimação e apoio”.

Texto: Proex