Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Livro sobre mostra de cinema indígena Amotara entre finalistas do Prêmio Jabuti
Início do conteúdo da página

Livro sobre mostra de cinema indígena Amotara entre finalistas do Prêmio Jabuti

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 11h32
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 11h34
  • Acessos: 837

capa livro amotaraO livro "Catálogo da Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas (2a. Edição)" está entre as dez obras finalistas da categoria Artes, dentro do eixo Não-Ficção do Prêmio Jabuti de 2022. A organização do catálogo é da professora Joana Brandão Tavares, do Centro de Formação em Artes (CFA) do Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. O livro registra o processo e os motivos que animaram as duas edições da mostra de cinema produzido por mulheres de diferentes etnias indígenas, incluindo depoimentos, histórias e imagens das realizadoras participantes.

A professora Joana Brandão e a cineasta e produtora indigena Olinda Yawar Wanderley idealizaram e coordenaram conjuntamente a segunda edição da Mostra, ocorrida em 2021. A primeira edição da Amotara ocorreu em 2018, trazendo no título uma homenagem ao nome indígena de Nivalda Amaral, liderança cultural e memória do povo Tupinambá de Olivença. A Mostra Amotara foi viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. 

O Prêmio Jabuti 2022 tem como personalidade homenageada a escritora, filósofa e fundadora do Instituto da Mulher Negra (Geledés), Sueli Carneiro. Os livros selecionados em cada categoria serão conhecidos na 64ª quarta edição do Premio Jabuti, a ser divulgado futuramente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página