Página inicial > Últimas Notícias > Engenharia Sanitária e Ambiental realizou caracterização dos resíduos sólidos do CSC

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 14h54
  • Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 12h08
IMG 20221022 144254385 HDRIMG 20221022 161529420 HDRNo último sábado (22), discentes do curso de bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental realizaram a caracterização dos resíduos sólidos do Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. A atividade foi realizada sob orientação do ministrante do curso, o engenheiro ambiental Marconi Vieira da Silva.

Conforme o professor Elfany Reis do Nascimento Lopes, a equipe separou e classificou os resíduos acumulados durante uma semana de funcionamento do campus. O professor Elfany afirma que essa foi "uma importante ação para entendimento dos resíduos produzidos pela UFSB e primeiro passo para mecanismos de gerenciamento, inclusive no plano de logística sustentável".

No total, 6,5Kg de resíduos foram separados e analisados pela técnica de gravimetria. O professor Elfany explica que essa técnica é principalmente usada para caracterização de resíduos sólidos em espaços urbanos, institucionais e industriais, e de elevada importância para a formação do/a Engenheiro/a Sanitarista e Ambiental. "Nossos resultados da ação mostram que o campus produz uma maior percentual de rejeitos, seguido de plástico, papel e papelão. Em uma parceria com a coordenação de campus do CSC, paramos a coleta urbana no campus durante uma semana para possibilitar uma compreensão de todo resíduo gerado", conta o docente.

Ainda em termos da análise, as proporções de tipos de resíduos estão teoricamente dentro do esperado, informa Elfany: "Na estrutura do campus há uma densidade de resíduos não-passíveis de reaproveitamento ou reciclável e, portanto, rejeito. Vale ressaltar que os resíduos produzidos pelo restaurante não foram contabilizados, pois são geridos pelo próprio, e resíduos laboratoriais ou de saúde devem ter descartes apropriados que não a coleta urbana".

Como encaminhamentos a partir dos resultados, a coordenação do CSC pode planejar o gerenciamento de resíduos sólidos em conformidade com o Plano de Logística Sustentável da UFSB e em ligação com a Assessoria de Sustentabilidade, conta o professor Elfany. "Essa iniciativa de promover os planos devem partir da gestão do campus e/ou central. O curso já promove o levantamento por meio da formação dos estudantes, sendo uma iniciativa pioneira para auxiliar na gestão dos espaços da UFSB".

Currículo do ministrante do curso

Engenheiro ambiental Marconi Vieira da Silva, doutorando em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB - 2021); Pós-graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2005); Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC - 2012).