Página inicial > Últimas Notícias > PPGCS e PPGCTA receberam bolsas de pós-doc em edital da CAPES

PPGCS e PPGCTA receberam bolsas de pós-doc em edital da CAPES

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 11h40
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 11h44
Dois programas de pós-graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foram contemplados no Edital Capes nº 16/2022, do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação - Pós-Doutorado Estratégico. O Programa de Pós-graduação em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS), no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, e o Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA), no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, receberam duas bolsas de pós-doutorado cada, com calendário de implantação em 2022 e 2023 pela agência de fomento. Cada bolsa de pós-doutorado terá duração de 24 meses para a execução dos planos de pesquisa.
coordenação ppgctaBoa parte dos requisitos constam da Portaria CAPES N. 86/2013, que regulamenta o Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) e no próprio Edital CAPES N. 16/2022 (Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação - Pós-doutorado Estratégico), como, por exemplo, a exigência de que a pessoa tenha obtido o título de Doutor(a) há, no máximo, 5 anos, a partir da data de implementação da bolsa. O Programa tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) a partir da consolidação dos Programas de Pós-Graduação – PPGs stricto sensu acadêmicos “Emergente” e “em Consolidação”.

No PPGCTA, os coordenadores, professor Allison Gonçalves e Jaílson Santos de Novais, afirmam que os requisitos completos para disputa das duas bolsas de pós-doutorado constam de chamada publicada pelo curso no dia 20 de outubro, disponível neste link"Outros critérios são definidos em função das características do PPGCTA, como a aderência do perfil acadêmico do(a) candidato(a) à área de Ciências Ambientais da CAPES, na qual o PPGCTA está inserido", detalham os professores. Os(as) candidatos(as) devem ter disponibilidade para residir em Porto Seguro (BA) e dedicar-se integralmente ao Programa durante a vigência da bolsa. Isso se deve às atividades presenciais do PPGCTA e à expectativa de que os(as) bolsistas atuem, para além do desenvolvimento dos planos de pesquisa propostos, no dia-a-dia do curso, como na (co)orientação de estudantes, participação em grupos de pesquisa e ações de extensão, ensino e autoavaliação promovidas pelo Programa, participação em bancas, proposição e organização de eventos, dentre outros. A coordenação do PPGCTA espera que as propostas submetidas tenham aderência à área de Ciências Ambientais, a uma ou mais linhas de pesquisa do programa (Estudos dos Sistemas Naturais; Gestão, Política e Manejo Ambiental; e Tecnologias Ambientais) e à área de interesse de estudos do(a) docente que supervisionará o estágio pós-doutoral. "Ao longo do quadriênio avaliativo da CAPES, temos nos esforçado para melhorar nossas métricas, segundo os critérios de avaliação estabelecidos pelo Comitê de Ciências Ambientais. Então, esperamos que os(as) bolsistas de pós-doutorado contribuem ativamente com esse propósito", contam os coordenadores Allison e Jaílson.
Logo PPGCS horizontalO coordenador do PPGCS, professor João Batista Lopes Silva, comenta que a primeira bolsa deve ser concedida via indicação neste ano, devido ao receio do tempo de execução de um edital e à obrigatoriedade de implementação da primeira das duas bolsas concedidas ocorrer ainda em 2022. A seleção via edital ou chamada pública para concessão da segunda bolsa de pós-doc deve ser definida em breve. A expectativa é de que os projetos selecionados se atenham aos objetivos do projeto enviado pelo PPGCS para o edital da CAPES, cujo tema foi "Registrar a história socioambiental da bacia do rio Itanhém, no bioma Mata Atlântica, a partir das memórias coletivas, entre os anos 70 a 2020".