Página inicial > Últimas Notícias > UFMG diploma novos doutores por notório saber

UFMG diploma novos doutores por notório saber

• Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 11h21
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 15h33

No dia 17 de outubro, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entregou títulos de Doutor por Notório Saber a 15 artistas e mestres de saberes populares e tradicionais de Minas Gerais e da Bahia. Dentre eles, quatro doutores do saber contruíram e contribuem para a história da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), sendo eles:Cacique Nailton Muniz Pataxó e Maria Muniz (Mestra Mayá), ambos da Terra Indígena Caramuru Paraguassu; Joelson Ferreira dos Santos, liderança da Teia dos Povos e do Assentamento Terra Vista; Antônia Braz Santana (Mestra Japira), pajé da aldeia Novos Guerreiros em Porto Seguro; Rosivaldo Ferreira da Silva (Cacique Babau) da aldeia Serra do Padeiro, na Terra Indígena Tupinambá de Olivença. Receberam também o titulo de doutor/a pelo notório saber Sueli Maxakali e Isael Maxakali da aldeia-escola-floresta em Teófilo Ottoni.

Os títulos foram concedidos após um processo que teve início em 2014 e passou por diversas etapas: da produção de memoriais à aprovação unânime do Conselho Universitário. Rosângela Pereira de Tugny, Joana Tavares e Augustin de Tugny, docentes da UFSB, assim como Victor André Martins de Miranda e Ana Boross Queiroga Belisário, ex-discentes da UFSB, auxiliaram na produção do memorial e defesa para a conclusão do processo dos novos doutores.

Veja a matéria completa: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-diploma-15-novos-doutores-por-notorio-saber