Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFSB assume uma cadeira no Conselho de Cultura de Teixeira de Freitas

• Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 15h16
  • Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 16h32

posse rafael cmc teixeira de freitasNa última segunda-feira (10) o professor e vice-coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia (IHAC-CPF/UFSB), Rafael dos Prazeres, participou da primeira reunião ordinária do recém-eleito Conselho Municipal de Políticas Culturais de Teixeira de Freitas. O conselho, cuja composição atual é formada por 22 conselheiras/os - entre titulares e suplentes - com experiência em variados setores culturais e linguagens artísticas, escolheu o professor Rafael para presidi-lo na atual gestão 2022 – 2024.

O docente lançou expectativas na parceria com instituições preocupadas com as políticas culturais do território como as instituições de Ensino Superior, a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), as representações políticas do município e do estado da Bahia e que, através delas, seja possível fermentar a “massa da mandioca” cultural em prol de um cenário mais profícuo para as e os artistas do município a partir de diversas ações no âmbito das políticas culturais, a exemplo da tão esperada construção do Teatro Municipal da cidade.

Como docente, Rafael espera que as instituições de Ensino Superior possam somar esforços à luta por políticas culturais mais abrangentes e equânimes para a classe artística de Teixeira de Freitas. Como morador da cidade, o professor espera que a diversidade das manifestações culturais tenha a possibilidade de compor, também, os espaços deliberativos e consultivos. Espera também que o povo sempre tenha voz. Por isso, colocou-se à disposição para contribuir com as/os agentes culturais e as/os artistas do município, falando dos “afãs por dias mais prósperos para esse grupo social tão carente de incentivos e tão massacrado nos últimos anos”.

A primeira reunião ordinária do Conselho, na noite de segunda-feira, tratou de novas perspectivas para as manifestações populares que ocorrem no município, deliberou sobre ações que possam potencializar práticas artísticas e culturais das/os moradoras/es da cidade e frisou a importância de grupos e personalidades presentes no dia da posse da nova gestão: a comunidade de artistas e seus familiares, mestres de capoeira, o representante do Conselho Estadual de Cultura, Gilberto Bahia; o representante da Secult-BA no Território do Extremo Sul, Juniex Santos; a diretora da Casa dos Conselhos do Município, Eliane Lemos; e o diretor do Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas, Ricardo Aguiar.