Página inicial > Últimas Notícias > Compromisso da UFSB e PROAF com as práticas desportivas

Compromisso da UFSB e PROAF com as práticas desportivas

• Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 14h43
  • Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 14h45

Desde sua criação, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio da Pró-reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), tem buscado incentivar a prática esportiva entre estudantes através da criação e divulgação de ações educativas, da publicação de editais voltados ao apoio financeiro de ações e projetos que tenham o esporte como eixo temático e do auxílio financeiro para participação de estudantes em competições.

Além do papel da Universidade na garantia do acesso a práticas esportivas, está o protagonismo das/os estudantes como agentes mobilizadores na divulgação das ações educativas, na proposição de ações submetidas aos editais e na organização de times esportivos dentro da própria instituição. O papel ativo dos estudantes culminou também com a criação de Associações Atléticas Acadêmicas na UFSB, mesmo sem resolução interna que dispusesse sobre o seu funcionamento.

Atualmente, a UFSB tem três atléticas em funcionamento: Atlética Jubarte (Curso de Medicina), criada em 2018, em Teixeira de Freitas; Atlética Jegue Master (Cursos de Engenharias), criada em 2019, em Itabuna; Atlética Cobra Venenosa (Curso de Biomedicina), criada em 2022, em Teixeira de Freitas.

Diante da necessidade de regulamentação da criação e funcionamento das Associações Atléticas Acadêmicas na UFSB, no final de 2021, alguns estudantes da Associação Atlética Jubarte procuraram a PROAF para solicitar apoio e informar sobre a necessidade de registro para formalização de parcerias e realização de suas ações.

Por reconhecer o papel as Associações Atléticas como o motor do desenvolvimento do esporte universitário, em janeiro de 2022, a PROAF deu início ao Grupo de Trabalho (GT) que tinha por objetivo a construção da Resolução que estabelece as normas para o reconhecimento e o funcionamento de Associações Atléticas Acadêmicas da UFSB. O GT teve a participação de discentes, docentes e técnicos-administrativos dos três campi da UFSB.

Em junho, as ações do GT foram finalizadas com o envio da minuta de resolução para apreciação da PROAF. Após ajustes, a pró-reitoria enviou a minuta de resolução ao Conselho Universitário da UFSB, em setembro de 2022, sendo apresentada pelo relator Prof. Dr. Luiz Antônio Silva Araújo e aprovada por unanimidade, tornando-se a Resolução n° 18/2022 da Instituição.

Por entender o apoio da universidade é essencial na criação de um espaço favorável à prática desportiva, nesse ano, a PROAF deu início ao processo de compras de materiais esportivos para os três campi da UFSB. Espera-se que tais ações contribuam para a construção de hábitos de vida saudável e melhora na qualidade de vida.

Texto: PROAF