Página inicial > Últimas Notícias > Curta de animação produzido na UFSB recebeu prêmio nos Estados Unidos

Curta de animação produzido na UFSB recebeu prêmio nos Estados Unidos

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 11h58
  • Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 15h30
IMG 3483O curta-metragem de animação Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas (2021), com direção da professora Pâmela Peregrino, está entre os três vencedores do festival de cinema Three Acts of Goodness International Microfilm ContestO filme foi realizado com o Terreiro de Candomblé Abassá da Deusa Òsùn De Idjemim, a comunidade indígena Truká-Tupan e estudantes da UFSB dos cursos de Som, Imagem e Movimento, Licenciatura Interdisciplinar em Arte e suas Tecnologias e do bacharelado em Artes do Corpo em Cena: MAROON, Filip Couto, Natália Froes, Yuri Kevin, Erlane Rosa, Jhonatan Almeida e Nay Moura. O curta é baseado no livro Òsányìn: os segredos e mistérios das folhas sagradasde Alzení Tomaz.

A professora Pâmela conta que o projeto inicial surgiu em 2018, com a escrita do roteiro e o desenho das personagens. O filme em si, no entanto, foi produzido entre fevereiro e outubro de 2021. No curta a equipe empregou as técnicas de 2D tradicional, de desenho animado, e stop motion (animação de bonecos), ambas realizadas quadro a quadro na velocidade de 12 quadros por minuto.

A história é a da jornada de uma criança que nasce com folhas no corpo, situação para a qual a sua mãe busca uma cura. "Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata. Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà (orixá) das folhas, que apresenta à criança o poder das plantas e a importância da preservação ambiental", descreve a professora Pâmela. A ideia do roteiro surgiu para a docente e realizadora durante a produção do filme Òpárá de Òsùn: quando tudo nasce, em 2018. "Na mesma época Alzení estava terminando o livro e me deu para ler. Em sonho me veio a imagem de um bebê com folhas. Logo depois, desenvolvi a história na forma de roteiro", relata Pâmela.

O festival Three Acts of Goodness International Microfilm Contest tem como objetivo inspirar talentos de diversas partes do mundo a apresentar as histórias mais bonitas e gentis da vida, unindo-se para promover o amor e paz no mundo. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 01/10 na Califórnia, Estados Unidos, com presença da professora Pâmela Peregrino e a gravação foi registrada neste link