Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Consuni deu posse a novos representantes da sociedade civil no Conselho Estratégico
Início do conteúdo da página

Consuni deu posse a novos representantes da sociedade civil no Conselho Estratégico

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 17h07
  • Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 15h23
  • Acessos: 1737

WhatsApp Image 2022 09 28 at 12.06.31Novos representantes da sociedade civil foram empossados nas funções de integrantes do Conselho Estratégico Social (CES) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A solenidade ocorreu com transmissão entre a reitoria e os campi Jorge Amado (Itabuna), Paulo Freire (Teixeira de Freitas) e Sosígenes Costa (Porto Seguro) nesta quarta-feira (28), durante reunião ordinária do Conselho Superior Universitário (Consuni).


As representações foram sucessivamente habilitadas e selecionadas pela Chamada Pública (Edital 03/2022) para o mandato 2022/2024, totalizando 16 conselheiros que vão representar a sociedade da região de abrangência da UFSB. As representações empossadas incluem egressos da universidade, o movimento negro, movimentos sociais pelos direitos LGBTQIA+, movimentos sociais do campo, entidades dos poderes públicos municipais, associações artístico-culturais, representantes de entidades pelos direitos dos animais, entidades pelos direitos humanos e entidades sindicais de trabalhadores, além de associações de pesquisa, ciência e tecnologia, extensão e defesa da extensão pública, tendo como um critério comum a presença e atuação em prol da região Sul da Bahia.

A reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, relatou brevemente o histórico do CES, partindo de junho de 2013, quando a UFSB foi criada por lei federal (Lei 12.818/2013). O CES é o espaço para discussão do território, no caso, o Litoral Sul, o território da Costa do Descobrimento e o Extremo Sul e foi criado em 2015, durante o Fórum da UFSB. O CES tem mandatos de dois anos para titulares e suplentes. A reitora Joana contou que a primeira formação cumpriu o mandato 2015-2017, e após a primeira eleição de reitorado na UFSB, foi preciso revisar o estatuto e o regimento interno da universidade, o que impactou também em detalhes da escolha e composição do CES. A pandemia de covid-19, lembrou a gestora, gerou diversos efeitos no cotidiano da instituição, dentre eles o atraso extra na recomposição do Conselho Estratégico. O CES já tem um primeiro trabalho: redigir a minuta do seu próprio regimento, definindo como irá funcionar. Isso deve ocorrer a partir de futura reunião de trabalho, explicou a reitora.

 

 

WhatsApp Image 2022 09 28 at 13.53.09WhatsApp Image 2022 09 28 at 11.38.58 1

 

 

 

 

 

 

 

 

Representantes de setores e associações da sociedade civil receberam posse no CES em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.  

 

A lista de representantes da sociedade civil empossados no Conselho Estratégico Social compreende os seguintes nomes titulares (T) e suplentes (S) e respectivos setores e associações:

Grupo Amigos da Praia - Jurema Cintra Barreto (T) João Paulo Lima Silva (S)
ONG Planeta dos Bichos - Claudia Ribeiro (T) Maria da Conceição dos Reis Barbosa (S)
Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa - Deizemeire da Silva Souza (T) Márcia Aparecida Brasileiro da Silva (S)
Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS Fundeb)- Alex Pereira de Araújo (T) Luiz Pedro Santos Novaes (S)
Defensoria Pública do Estado da Bahia - Elen Sallaberry Pinto (T) Aline Brito Muller (S)
Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica - Claudio Henrique da Silva Lírio (T) Elaine cristina Martins (S)
Grupo Humanos LGBTQI Itabuna - Itamar de Jesus Santos (T) José Dantas de Araújo (S)
Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu - Robson Santos Costa Taata Mwkumbileji (T)
Ponto de Cultura ACAI Associação do Culto Afro Itabunense - Luiz Carlos Menezes Dantas (T) Desdêmona Ferreira Dantas (S)
Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul - Cristiane Santana Ferreira Villas Boas (T) Bruna Setenta Góis Almeida(S)
Associação de Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré - Antonio Jorge de Jesus (T) Danielle dos Santos de Jesus (Dani Jêjê)(S)
Secretaria de Indústria, Emprego e Renda de Itabuna - Clemilda Gonzaga Santos (T) Joana da Silva Lima (S)
Decanato do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (POPTECS) - Sílvia Kimo Costa
Coordenação Administrativa do Campus Jorge Amado - Antonio Carlos Morbeck de Souza Jr.
Estudantil da UFSB - Emanoel Lucas Silva e Silva

Sindicato dos Trabalhadores na Silvicultura, no Plantio, nos Tratos Culturais, Extração e Beneficiamento da Madeira em Atividdes Florestais e Indústria Moveleira do Extremo Sul da Bahia - Antônio Marques Santos da Purificação (T) Valney Silva Santos(S)
Coordenação Administrativa do Campus Paulo Freire - Arlete Camargo Alves
Instituto Mãe Terra - Altermar Felberg (T) Elismar Fernandes dos Santos (S)
Associação de Capoeira Quilombolas - Wilson Bittencourt dos Santos Filho (T) Geraldo Flores Rodrigues (S)
Viola de Bolso Arte e Memória Cultural - Wilson Mário Farias Santana (T) Regiomar Santos Silva (S)
Egressos da UFSB - Aline Lima de Oliveira Silva
Acervo Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa - Luiz Augusto Viva
Decanato do Centro de Formação em Artes e Comunicação - Spensy Kmita Pimentel
Coordenação Administrativa do Campus Sosígenes Costa - Margarete Fátima Soares

 

 

O Conselho Estratégico Social

O Conselho Estratégico Social (CES) é um órgão superior consultivo da Universidade Federal do Sul da Bahia, que tem por objetivo contribuir para a plena realização das razões de ser e dos princípios da UFSB como instituição de educação superior pública e popular, territorialmente responsável e comprometida com a comunicação da diversidade de conhecimentos e saberes social, ambiental e culturalmente relevantes para as populações do Sul e Extremo Sul da Bahia.

Integram o Conselho Estratégico Social da UFSB os (as) seguintes membros (as):
I. Reitor(a);
II. Chefe de Gabinete da Reitoria;
III. Pró-Reitores(as) ou representantes das Pró-Reitorias;
IV. Decanos(as) ou representantes dos Decanatos;
V. Coordenadores(as) de Campus ou representantes das Coordenações de Campus;
VI. Representantes eleitos(as) das entidades e órgãos de representação de servidores(as) e estudantes (internos à UFSB);
VII. Representantes de associações de pesquisa, ciência e tecnologia, extensão e defesa da educação pública; atuantes na região sul e extremo sul do Estado da Bahia em prol do desenvolvimento da mencionada região e sua população;
VIII. Representantes dos Colegiados Territoriais de Identidade (Litoral Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e outros que venham ser criados obedecendo critérios definidos pelo CONSUNI, constantes do Regimento Geral da UFSB);
IX. Representantes integrantes de organizações, entidades, movimentos e instituições da sociedade civil da região de abrangência da UFSB com interesse em desenvolver diálogos em prol do desenvolvimento e a atuação da universidade no contexto local/regional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página