Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > "Teixeira Memórias", projeto artístico de estudantes da UFSB, resgata a história de Teixeira de Freitas 
Início do conteúdo da página

"Teixeira Memórias", projeto artístico de estudantes da UFSB, resgata a história de Teixeira de Freitas 

  • Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 14h14
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 14h15
  • Acessos: 1077

Memórias TeixeirasTrabalho desenvolvido no Campus Paulo Freire traz a memória de lugares conhecidos pela população local

Estudantes do Campus Paulo Freire desenvolveram um website com memórias visuais e sonoras da cidade de Teixeira de Freitas (BA). O projeto, denominado "Teixeira Memórias", apresenta fotos antigas e atuais de locais importantes para a história da cidade, assim como paisagens sonoras e depoimentos de moradores antigos de algumas localidades.

Segundo os estudantes que realizaram o trabalho, Daniel Oliveira, Isabela Renor, Lázaro  Costa e Leticia Freitas, o projeto visa "explorar os sentidos (audição, fala, visão) e apresentar as memórias afetivas que fazem parte da construção de Teixeira de Freitas - BA". Entre os locais que foram visitados, estão a prefeitura, a Praça Castro Alves, conhecida localmente como Praça dos Leões, o mercado municipal, a rodoviária velha, entre outros. De cada lugar, o projeto apresenta uma fotografia atual no mesmo ângulo de uma fotografia antiga para mostrar as mudanças ocorridas nas últimas décadas, gravação do som ambiente atual do lugar - método conhecido como paisagem sonora - e, em alguns lugares, foram coletados depoimentos de residentes que contam a história do local. O website traz também um mapa interativo em que os visitantes podem clicar na localidade para ter acesso às informações. 

Além do website, a exposição contou uma colagem em formato lambe nas paredes do campus Paulo Freire. O projeto foi desenvolvido no componente curricular "Ateliê em Arte e Comunidades" sob supervisão da professora Joana Brandão. As fotografias antigas foram cedidas pelo site Tirabanha (www.tirabanha.com.br). 


O projeto "Teixeira Memórias" pode ser visto no endereço: https://teixeiramemorias.wixsite.com/museuvirtual

 

Texto: Joana Brandão

registrado em:
Fim do conteúdo da página