Página inicial > Últimas Notícias > Nota de apoio a comunidades Pataxó

Nota de apoio a comunidades Pataxó

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 14h30
  • Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 14h56

doaçãoNesta quinta, dia 8 de setembro, comunidades Pataxó no extremo sul da Bahia receberam diversos donativos a partir de ação articulada entre professores/as ligados ao SINDUFSB e a equipe da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Foram entregues alimentos comprados com R$ 3.400 mil reais advindos dos caixas da ANDES e do SINDUFSB, além de donativos arrecadados entre as comunidades da UFSB e da UNEB. A iniciativa faz parte dos trabalhos de deste grupo de professores/as nos três campi que vêm acompanhando a escalada de violência contra as comunidades indígenas da região.

Há dois meses, aldeias e retomadas nas Tis de Comexatiba e Barra Velha, no extremo sul da Bahia, vêm sendo alvo de diversos ataques por parte de grupos de pistoleiros. As comunidades desses dois territórios se encontram atualmente em situação extremamente vulnerável. Diante desses ataques e do risco iminente de mais mortes, este grupo de professores/as vêm acompanhando diligentemente a situação, juntamente com um coletivo do qual fazem partes diversas outras instituições, como Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além de outras entidades e lideranças indígenas. O coletivo tem organizado ações diversas, como envio de ofícios às autoridades, solicitação de audiências, lives e futura de visita às aldeias.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura