Agenda no RJ incluiu evento nacional de reitores e contato com portal de conteúdo audiovisual
A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, participou de agenda institucional na cidade do Rio de Janeiro nos dias 25 e 26 de agosto. A professora Joana participou do VIII Fórum Nacional de Reitores, organizado pelo canal Futura, das Organizações Globo, e tratou de debater os desafios das instituições universitárias públicas e privadas com a educação no Brasil. A preocupação é com o desenho de novas políticas públicas voltadas para o setor. O evento faz parte das atividades de celebração dos 25 anos de criação do canal Futura, que mantém parcerias com 83 instituições de ensino superior. O chefe de gabinete, professor Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos, acompanhou a reitora na agenda oficial.
A reitora explica que outro ponto do evento era discutir projetos potenciais para parcerias. O Fórum teve uma edição suspensa por conta das restrições de biossegurança no enfrentamento da pandemia de covid-19. "Foi uma retomada, pois muitas dessas instituições já eram parceiras do canal Futura, e nós nos colocamos nessa condição a partir de agora, o que para nos é muito importante pela penetração do canal Futura nas regiões mais remotas", comenta a professora Joana. Ela pondera que a presença do canal em diversos municípios de pequeno porte na área de abrangência da UFSB pode apoiar na divulgação do que a universidade produz para a comunidade regional.
A professora Joana relata ainda que há uma discussão em torno da criação de uma webtv universitária da UFSB, e a parceria com o Canal Futura será muito útil na concretização desse plano. No âmbito das instituições participantes, a reitora menciona que o Fórum reuniu 61 gestores de universidades e institutos federais, estaduais e da rede privada em um dia inteiro de palestras e discussões "sobre o que esperamos do canal Futura e o que o canal Futura espera de nós. Acho que teremos potencial para colher bons frutos dessa interação", avalia a reitora.
Conforme o chefe de gabinete, professor Richard Santos, na chegada à cidade, no dia 25, a representação da UFSB aproveitou a agenda para uma reunião na sede do CULTNE com o diretor geral e idealizador Filó Filho. O CULTNE é o maior portal de conteúdo negro da América Latina, e a conversa tratou de parcerias junto à universidade a partir de acordos de cooperação, bem como a criação de um espaço para a divulgação da UFSB na página web da Cultn.tv, que conta com conteúdos audiovisuais sob demanda e programação ao vivo. O professor Richard comenta que a CULTNE também se propôs a contribuir com a criação do serviço de mídia da UFSB (Rádio e TV), oferecendo o compartilhamento do vasto acervo de conteúdo com a instituição.
O acervo da CULTNE é descrito como riquíssimo pela reitora Joana, dada a variedade de conteúdo audiovisual abordando a arte, a cultura e o pensamento negro sobre o Brasil e o mundo. "Especialmente pela oportunidade de parceria e em função desse acervo todo poder ser utilizado pelos nossos professores e estudantes. Além disso, há a possibilidade de nós podermos também publicar produções nossas no acervo deles, que é um acervo de grande visibilidade. Eu considero uma parceria muito importante para fortalecer essa questão da cultura negra que ainda é muito invisibilizada nas nossas universidades. Nós temos muitas produções, mas a produção negra é algo que ainda precisa potencializar mais. Temos muita coisa, e precisamos apenas trabalhar isso, divulgar isso e deixar à disposição da nossa comunidade", avalia a reitora.
Redes Sociais