Página inicial > Últimas Notícias > PPG Biossistemas tem primeira dissertação defendida e aprovada em banca

PPG Biossistemas tem primeira dissertação defendida e aprovada em banca

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 16h52
  • Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2022, 10h40

DEFESA ZÉ HÉLDER2A primeira dissertação do Programa de Pós-graduação em Biossistemas da Universidade Federal do Sul da Bahia foi defendida na última quinta-feira (25), na sala 04 do Bloco Pedagógico do Campus Jorge Amado. A primazia coube ao recém-mestre, arquiteto e urbanista do quadro de servidores da UFSB José Hélder de Sousa Pereira (DINFRA/PROPA), que desenvolveu e defendeu o estudo "Tipologias Eco Habitacionais e Ecossistemas Urbanos: arquitetura e ocupação eco-urbana no eixo Uruçuca-Itacaré, BA" com a orientação da professora e pesquisadora Sílvia Kimo Costa (PopTecs/PPGBIOSSISTEMAS), que presidiu a banca. A equipe de examinadores foi composta pela professora Christiana Cabicieri Profice (PRODEMA/UESC), pelo professor Ronaldo Lima Gomes (PRODEMA/UESC) e pelo professor Jomar Gomes Jardim (CFCAf/PPGBIOSSISTEMAS).

Resumo do trabalho

O trabalho objetivou analisar comparativamente ocupações ecourbanas (ecovilas) implantadas no eixo Uruçuca-Itacaré, localizado no Litoral Sul da Bahia, e seus inerentes processos ecossistêmicos. Partiu-se da hipótese de que a configuração (desenho urbano) de tais ocupações, assim como ecohabitações, permitiriam uma dinâmica de interação com o meio ambiente de menor impacto negativo ao ecossistema local e adjacente.

DEFESA ZÉ HÉLDERA abordagem metodológica pautou-se na pesquisa de métodos mistos, que pressupõe a integração de técnicas de pesquisa quanti-qualitativas e contemplou as seguintes etapas: 1 articulação conceitual entre o que se entende por ocupações ecourbanas, ecohabitações e interação ecossistêmica; 2 pesquisa com foco em dados secundários para compreender a dinâmica ocupacional urbana local e 3 trabalho de Campo - visita às ocupações ecourbanas para: a) fotografia, croquis (desenhos à mão livre) in loco e b) Sintaxe Urbana e aplicação de roteiro de observação elaborado para análise do desenho urbano e das tipologias arquitetônicas sob o viés do Ecossistema Urbano.

A análise dos dados permitiu compreender como tais ocupações interagem com os meios sistêmicos preexistentes (hábitats - Locus aquático e verde) e o grau de impacto considerando os meios sistêmicos concomitantes (hábitats - Locus construído e de resíduos). Constatou-se que a hipótese da pesquisa foi parcialmente corroborada, pois existe uma dinâmica de interação com o meio ambiente de baixíssimo impacto negativo ao ecossistema da localidade onde as ecovilas estão implantadas, porém, o mesmo não ocorre em relação aos ecossistemas urbanos adjacentes do eixo Uruçuca-Itacaré.

O PPG em Biossistemas

O Programa de Pós-Graduação em Biossistemas tem por objetivo contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e capacitados para o uso sustentável de produtos e serviços oferecidos pelos sistemas naturais e seus componentes biológicos, tratados aqui como biossistemas, bem como com capacidade técnica para gerar tecnologias que possam ser utilizadas na conservação dos mesmos, e na exploração comercial sustentável.

O corpo de docentes que integra o PPGBiossistemas é formado por professores lotados no Campus Jorge Amado da UFSB, por pesquisadores da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), instituição que compartilha parte de sua infraestrutura com a UFSB, e Universidade Federal do Paraná (UFPR). A equipe tem formação diversificada, com atuação em diferentes campos da ciência. Esse perfil de corpo docente facilitará a abordagem multi e interdisciplinar dos padrões, processos e aplicações dos biossistemas. Esta formação interdisciplinar é intrínseca à proposta da Universidade, e os pesquisadores que compõe o quadro docente do PPG mantêm forte preocupação com a conservação da biodiversidade atrelada à geração de renda.

O PPG tem como área de concentração Manejo e Conservação de Biossistemas. O objetivo dessa área é investigar padrões e processos buscando propor, desenvolver, aplicar e avaliar metodologias e técnicas nos principais campos das ciências ambientais de forma a garantir a conservação dos biossistemas aliada a tecnologias inovadoras para aumento da eficiência no uso dos recursos naturais nos processos de produção, visando melhorar a qualidade de vida e atenuar a pressão das atividades econômicas sobre os sistemas naturais.

Dentro da área de concentração funcionam duas linhas de pesquisa:

- Funcionamento e sustentabilidade de biossistemas tem por objetivo investigar padrões e processos físicos, químicos, biológicos e sociais que regem o funcionamento dos biossistemas a partir de seus subsistemas e suas relações, de forma que o conhecimento gerado a partir do pensamento sistêmico contribua com a conservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais.

Produção e tecnologia aplicada a biossistemas tem por objetivo criar e desenvolver tecnologias inovadoras para o aumento da eficiência produtiva e redução de riscos que envolvam a atividade humana nos diversos biossistemas para melhorias da qualidade de vida em ambientes urbanos e rurais.

Com informações do PPGBIOSSISTEMAS