Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB sediou lançamento de carta com propostas de desenvolvimento regional voltada aos candidatos ao governo da Bahia
Início do conteúdo da página

UFSB sediou lançamento de carta com propostas de desenvolvimento regional voltada aos candidatos ao governo da Bahia

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 15h51
  • Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 16h00
  • Acessos: 1390

O_evento_que_apresentou_a_ADR_ao_público_reuniu_representantes_dos_setores_público_e_privado_da_academia_da_sociedade_civil_Foto_Ana_Lee_Sales.jpgUma iniciativa conduzida pela recente Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, a construção de um documento que lista demandas  e ideias de ação ligadas aos setores cacaueiro, educacional e de turismo para os candidatos ao governo da Bahia na gestão 2023-2026 resultou no lançamento da carta Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026) nesta quinta-feira (11) em evento sediado no novo campus Jorge Amado, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Ilhéus. O documento trabalha com demandas e potenciais regionais em um formato sistematizado, de modo a qualificar os projetos em prol das melhorias de condição da região Sul da Bahia. A UFSB integra o conselho estratégico da ADR Sul da Bahia, responsável por agregar capital político, intelectual e financeiro à organização, ao lado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), Sebrae, institutos Arapyaú e Humanize, além do Movimento Sul da Bahia Global, representante da sociedade civil.

Com apresentações artísticas entremeando os discursos e apresentações, o evento deu o tom de colaboração e iniciativa regional para arregimentar esforços e recursos. Os eixos de cacau, educação e turismo foram definidos como prioritários devido às suas características estruturantes no território. A ADR Sul da Bahia foi apresentada ao público, compostos de representantes dos setores privado e público, da academia e da sociedade civil locais, com o primeiro trabalho sendo a organização do trabalho colaborativo de construção da carta de demandas. A organização está sediada em Ilhéus e deve iniciar as atividades ainda em agosto, contando com o presidente interino da ADR Sul da Bahia, e gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia do Instituto Arapyaú,  Ricardo Gomes, e a secretária executiva da ADR, Mariana Sales.

195A43811Em suas falas, a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, agradeceu a presença de todos e a oportunidade de sediar o evento nas novas instalações do Campus Jorge Amado, destacou o papel da união de esforços entre setores público e privado e as contribuições das universidades para a economia regional. "É preciso pensar no futuro", defendeu a gestora, ao mencionar que às atividades preconizadas no documento é preciso agregar conhecimento e inovação, fatores nos quais as universidades presentes no território estão sempre prontas a contribuir.

A reitora também conectou o evento às manifestações nacionais em defesa da normalidade democrática e da realização de eleições com a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, proposta pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O documento já soma mais de um milhão de assinaturas e sua leitura foi feita em inúmeras manifestações e eventos em todo o Brasil no dia 11 de agosto.

O documento “Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026)” está disponível no link: https://pctsb.org/adr-documento/

 

 

 

Com foto de Ana Lee Sales

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página