Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Saúde e prevenção: projeto de extensão da UFSB é reconhecido nacionalmente
Início do conteúdo da página

Saúde e prevenção: projeto de extensão da UFSB é reconhecido nacionalmente

  • Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 12h00
  • Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 12h00
  • Acessos: 1287

O Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Teixeira de Freitas (CRDE-TxF), por meio de seus projetos de extensão, tem colhido bons frutos de suas inúmeras atividades nos territórios da UFSB e em nível nacional, registradas na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde (NEPS) da UFSB, o CRDE-TxF é coordenado pela professora Denise Machado Mourão e faz parte do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), situado no campus Paulo Freire.

Ação Educativa na Escola Municipal Nosso Lar em Teixeira de Freitas

No ano passado, por exemplo, o projeto KIDS – crianças e diabetes nas escolas, vinculado às atividades do Centro de Referência, recebeu reconhecimento nacional, vencendo em primeiro lugar o concurso de melhores projetos no 9º Fórum de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), que reúne instituições privadas, públicas e do terceiro setor de todo país. “Esse trabalho tem o objetivo de colaborar na desmistificação da condição diabetes e o empoderamento das equipes escolares no cuidado do aluno com diabetes”, afirma a professora Denise. “O prêmio representa o reconhecimento da qualidade do projeto e relevância do tema”, completa a professora.

As diversas ações promovidas pelo Centro de Referência têm como proposta a premissa de que a educação em diabetes é o pilar central no manejo desta condição, uma vez que estimula o autocuidado e melhor compreensão dos diversos fatores envolvidos na vida com diabetes. “É importante também que as informações cheguem a quem não tem diabetes, pois todos podem colaborar”, explica Denise, lembrando que ao longo dos últimos anos diversas ações já foram realizadas, como atividades em escolas, seminários, lives, entre outras. Entre estas ações, esteve o projeto Educação em diabetes em tempos de pandemia da Covid-19, contemplado com edital de bolsa estudantil da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX). Professora Denise e estudantes da UFSB escola Nosso Lar Teixeira de Freitas

Atualmente, segundo Denise, 537 milhões de pessoas, entre 20 e 78 anos, vivem com diabetes em todo mundo; 10,5% desconhecem sua condição. No ranking mundial, o Brasil ocupa o 6º lugar entre os países com o maior número de casos, e 3º lugar no número de novos casos por ano de Diabetes Mellitus Tipo I. As complicações sérias diretamente ligadas ao diabetes são: a retinopatia, a doença renal do diabetes, as amputações, infartos e derrames. “Entretanto, com o aprendizado de como controlar melhor a glicemia, essas complicações podem ser evitadas. O serviço de um educador em diabete faz toda a diferença para a qualidade de vida dessas pessoas”, conclui a professora.

 

Para maiores detalhes:

https://www.instagram.com/crdeteixeiradefreitasoficial/

https://nepsufsb.wixsite.com/neps/crde-txf

https://www.facebook.com/crdetxf

 

Docente responsável: Denise Machado Mourão

Discentes do Curso de Medicina: Natália Melgaço, Karen Kessy, Vinicius Bravin, Larisse Leite, Luana Franco, Gean Moreira 

 

 

 

Texto: PROEX
Fotos retiradas do site https://nepsufsb.wixsite.com/neps/crde-txf

registrado em:
Fim do conteúdo da página