Página inicial > Últimas Notícias > Agenda em Brasília incluiu eleição da nova diretoria da Andifes e reunião na SBPC

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 16h06
  • Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2022, 16h06

02082022 reitora Joana Angelica Guimaraes da LuzComo parte da agenda em Brasília na semana passada, a reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, participou de atividades junto à Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e à Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC).

Na ANDIFES, as pautas desenvolvidas foram a eleição da nova diretoria da instituição e a discussão do panorama orçamentário das instituições federais. A nova diretoria executiva para a gestão 2022-2023 é composta pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, como presidente, e os reitores Dácio Roberto Matheus (UFABC), Alfredo Macedo Gomes (UFPE), Marcele Regina Nogueira Pereira (UNIR) e Evandro Aparecido Soares da Silva (UFMT) como vice-presidentes. A eleição e a posse ocorreram durante a 188ª reunião extraordinária do Conselho Pleno, na sede da entidade, em Brasília (DF), na última sexta-feira (29). Na ocasião, os gestores também contribuíram para um panorama do orçamento das IFES e o que é possível fazer em relação a essa realidade. Outra atividade da qual a reitora participou foi de uma exposição do ministro do Supremo Tribunal Federal e então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, a respeito dos preparativos para as eleições de 2022.

Já na SBPC, que realizava a sua 74ª reunião anual, a reitora participou de atividades relacionadas à valorização da área de Ciência e Tecnologia e mais debates sobre o orçamento das universidades e institutos federais junto aos demais reitores e reitoras.