Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB participou de encontro sobre gestão de resíduos sólidos em Itacaré
Início do conteúdo da página

UFSB participou de encontro sobre gestão de resíduos sólidos em Itacaré

  • Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 11h16
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 12h19
  • Acessos: 1143

 

reuniao itacareNo período de 25 a 27 de julho de 2022, a Prefeitura Municipal de Itacaré, especialmente a partir da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a coordenação do projeto ProteGEEr (Cooperação para Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - http://protegeer.gov.br/) realizaram um encontro entre gestores municipais, universidades, empresários, representantes de cooperativas de catadores e demais segmentos da comunidade de Itacaré. No evento, a UFSB foi representada pelo assessor de Sustentabilidade (ASSUS) da UFSB, professor Leonardo Evangelista Moraes, que participou de uma mesa redonda com os demais representantes das universidades presentes.

O evento teve o objetivo de apresentar as experiências do município com o projeto “Lixão Nunca Mais”, o qual está estruturado em ações para: 1) encerramento e remediação do lixão de Itacaré, 2) construção e entrega de casas às famílias dos(as) agentes de reciclagem que viviam no lixão e 3) reinserção destes(as) agentes na cadeia produtiva da gestão de resíduos sólidos recicláveis. Adicionalmente, o evento teve o objetivo de disseminar os resultados alcançados nas ações de atuação do ProteGEEr com municípios no Pará e Bahia, bem como fomentar a articulação de uma rede de universidades do Sul da Bahia para desenvolver ações voltadas para a gestão de resíduos sólidos, em articulação com a rede do projeto ProteGEEr.

Lixão ItacaréNa ocasião, o professor Leonardo Moraes fez uma breve apresentação dos 8 anos de trajetória da UFSB no território, destacando o compromisso inegociável da instituição com a sustentabilidade e indicando as conquistas que precisam ser ampliadas e os entraves que precisam ser superados. Adicionalmente, o assessor teve a oportunidade de relatar as expertises da equipe de pesquisadores da UFSB em temas de interesse da gestão de resíduos, tais como: mineração urbana, permacultura, compostagem, combate ao lixo no mar, tributação ambiental, empreendedorismo e tecnologias sociais, dentre outros.

No encerramento do evento, o professor Leonardo Moraes se comprometeu em organizar um webinário no âmbito do Ciclo de Atividades para Construção da Universidade Sustentável (CAUSUS), visando amplificar as informações e conhecimentos aportados nos dias do evento.

Links importantes:

https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/saneamento/protegeer/lista-completa-das-ferramentas-para-gestao-rsu/

http://protegeer.gov.br/

 

 Com fotos e informações da ASSUS UFSB

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página