Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Plataforma Stela auxiliará nas áreas de gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação da UFSB
Início do conteúdo da página

Plataforma Stela auxiliará nas áreas de gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação da UFSB

  • Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 10h59
  • Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 10h59
  • Acessos: 1086

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) passa a ter um sistema para acompanhamento de todos os indicadores de atividade acadêmica informados pelos/as pesquisadores/as em seus currículos na Plataforma Lattes. Com o sistema, a instituição poderá extrair dados diretamente da Plataforma, tanto do currículo, quanto do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. 

De acordo com Fabrício Carvalho, Diretor de Pesquisa, Criação e Inovação da PROPPG, o sistema facilitará a gestão de editais, o acompanhamento dos programas de pós-graduação, a identificação de potencialidades de pesquisa e a tomada de decisão com base nos indicadores de produção científica. Também facilitará a elaboração dos Relatórios Internos de Pesquisa das Unidades Acadêmicas, que são relatórios anuais previstos na Política Institucional de Pesquisa da UFSB.

A contratação de uma empresa especializada nesse sistema foi feita para um período de 12 meses. Neste primeiro momento, o acesso aos dados está disponível para os setores da PROPPG. Entretanto, logo em seguida, os Decanatos e as coordenações de Programas de Pós-Graduação também terão acesso ao sistema. Posteriormente, outros setores da UFSB também receberão as credenciais para acesso ao sistema.

Ainda este ano, será realizado o Censo da Pesquisa na UFSB. Nesse momento, serão compilados os principais indicadores da atividade da pesquisa. Para que o Censo represente satisfatoriamente toda a produção científica realizada pelas/os pesquisadoras/es da UFSB, é fundamental que o currículo esteja atualizado e preenchido adequadamente até o fim de agosto. Informações como a grande área de cada produção científica deve ser informada, por exemplo. 

Outro aspecto que merece destaque é a integração com outras bases de dados, como o Google Acadêmico e o ResearchGate. “É importante que todos tenham cadastro nessas plataformas, aumentando a visibilidade da produção de conhecimento da UFSB e permitindo um melhor acompanhamento da atividade de pesquisa na instituição”, finaliza Fabrício.

 

Texto: Fabrício Carvalho

registrado em:
Fim do conteúdo da página