Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e SECULT-BA firmam acordo de cooperação para atividades culturais e artísticas

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 26 de Julho de 2022, 17h14
  • Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2022, 17h34
  • Acessos: 1933

WhatsApp Image 2022 07 26 at 15.56.02 1Uma parceria há muito almejada foi firmada nesta terça-feira (26) com a assinatura de acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), no Palácio Rio Branco, em Salvador. A reitora, professora Joana Angélica Guimarães, e a secretária de Cultura, Arany Santana Neves Neto, celebraram o acordo que abre possibilidades de ações conjuntas em prol dos estudantes dos cursos da área da Artes da Universidade e da comunidade regional. Com isso, a UFSB é a primeira das universidades da Bahia a aderir ao Programa Estadual de Formação Cultural.

Em termos gerais, o acordo de cooperação técnica estabelece que UFSB e SECULT realizem conjuntamente atividades pedagógicas, artísticas e culturais nos termos do Programa Estadual de Formação Cultural. Em especial, o documento estipula que a parceria inclui o trabalho coletivo para que os centros de cultura Adonias Filho, em Itabuna, e de Porto Seguro sejam aproveitados e mantidos para a oferta de ensino, pesquisa e extensão. Com isso, cursos e oficinas de extensão estarão em pauta entre a universidade e a pasta estadual, dentre outras atividades no âmbito do acordo.

A respeito da cooperação técnica, a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, destaca que ele representa para a UFSB e para a SECULT uma grande oportunidade de trabalho conjunto: "Através desse convênio a gente pretende trabalhar com a Secretaria de Cultura na promoção de algumas atividades de demanda da SECULT para potencializar as expressões culturais da região, em especial em Porto Seguro e Itabuna, porque temos ali os dois centros culturais, e também em Teixeira de Freitas com algumas ações importantes". A reitora também comentou que ela e a secretária trataram de demandas e ideias que a pasta estadual tem para o trabalho com os artistas e as pessoas que trabalham na área cultural: "Pensamos em uma ação em que possamos, através da SECULT, fazer editais de fomento e cursos de formação para os artistas e profissionais da área cultural que atuam na região".

WhatsApp_Image_2022-07-26_at_15.56.02.jpgNa conversa entre as gestoras as ideias também incluíram atividades de preparação dos profissionais da área para escrever projetos e participar de editais de fomento. A professora Joana Angélica ressalta que essas ações valorizarão ainda mais uma região "que tem uma riqueza muito grande em termos artísticos, em termos de expressão cultural, e às vezes o que precisa de fato é a gente se organizar e juntar essas pessoas em torno de um projeto mais amplo, que possa envolver o poder público. A universidade tem o seu papel, de oferecer cursos, treinamento e fomentar algumas ações, mas para que isso funcione só através do poder público, que é representado pela Secretaria de Cultura. O casamento entre a SECULT e a universidade faz com que as ideias e o potencial desenvolvido pela universidade sejam tornados realidade pela ação do poder público através de políticas públicas voltadas para a área".

Um articulador desse acordo, e atualmente chefe de gabinete da Reitoria da UFSB, professor Richard dos Santos, afirma que esse era um desejo antigo da comunidade universitária: “A busca por acessar os espaços de cultura do Estado no Sul e Extremo-Sul me ocorreu ao aqui chegar, tomar posse em 2018, e observar a carência de espaço público disponível para a realização de atividades culturais e extensivas. Lotado no Centro de Formação em Artes e Comunicação, por minha conta, fui atrás de construir estes laços e possibilidades, encontrando apoio dos colegas e da gestão. Assim descobri o interesse também da secretária Arany Santana na matéria e a disposição da professora Joana Guimarães, nossa reitora, de que alguém tocasse essa proposta, que na verdade nos consolida cada vez mais no território e ajuda a derrubar nossas fronteiras junto às comunidades que nos cercam. É um momento especial de alegria e regozijo essa conquista mútua e solidária interinstitucional”.

Crédito fotos: Lucas Rosário - ASCOM/SECULT