Página inicial > Últimas Notícias > Professores de Artes do Campus Paulo Freire se reúnem com estudantes e profissionais da educação, na comunidade quilombola Helvécia

• Publicado: Terça, 19 de Julho de 2022, 09h07
  • Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 09h07

No último domingo (17), os professores Fernando Leão e Rafael dos Prazeres, que atuam na Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias, do Campus Paulo Freire, foram à comunidade quilombola Helvécia, no município de Nova Viçosa, aproximadamente a 70km de Teixeira de Freitas.

Helvécia 1De acordo com o Prof. Rafael, há a identificação de lacunas na formação das/os estudantes que ingressaram na universidade no período de ensino remoto. “É importante a gente se aproximar nesse momento, não só dos estudantes, mas também da comunidade que deve ser entendida como sujeito formador ativo num processo ampliado de formação permanente”.

Além de estudantes, estiveram presentes no encontro, o Mestre Reginaldo, mestre de capoeira e coordenador do Projeto Arte em Ação, e as professoras Roseli Ricardo e Rozilene Vieira, ambas da Escola Municipal João Martins Peixoto. A Profa. Roseli também integrou o grupo que entrou com o pedido de reconhecimento da comunidade como remanescente de quilombo, em 2005, junto à Fundação Cultural Palmares.

O Prof. Fernando afirma que o principal tema do diálogo girou em torno da questão “como a formação universitária pode contribuir com a comunidade e suas lutas?”.

Ao final da roda de conversa, que tocou em problemas atuais da comunidade, o grupo elencou cinco pontos que poderão ser desenvolvidos pelas/os estudantes, com apoio de educadores da comunidade, nos próximos meses: 1) organização de ações para cobrar à gestão municipal por um transporte que leve os mais de quarenta estudantes da comunidade para o campus, em Teixeira de Freitas; 2) uma exposição com a reprodução de obras apresentadas no concurso de artes plásticas com o tema Cristo Negro, idealizado por Abdias do Nascimento e Guerreiro Ramos, em 1955; 3) a pesquisa, a concepção, a realização e a argumentação de performance poética ou de instalação artística, a ser realizada na comunidade, que possa trazer uma reflexão sobre individualismo X sentimento comunitário; 4) uma pesquisa sobre educação contextualizada, de modo a favorecer revisões no currículo escolar, criando espaço para a discussão e a vivência da cultura e da arte produzidas localmente; 5) dialogar parceria entre a UFSB e o Projeto Arte em Ação, assim como com a Escola Municipal João Martins Peixoto, para que esses espaços sejam compreendidos como campos de estágio supervisionado dos estudantes de Artes da UFSB.

Após a roda de conversa, o grupo almoçou e, em seguida, fez uma visita para ouvir histórias de Dona Cocota, matriarca de Helvécia, com mais de 100 anos de idade.

Texto e foto: Fernando Leão