Página inicial > Últimas Notícias > PROEX e PROGEAC promoveram formação para bolsistas do programa Cursinho Pré-Universitário Popular da Rede CUNI

• Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 11h05
  • Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 11h06

Encontro Programa CursinhoNos dias 06 e 07 de julho, os/as estudantes bolsistas que atuarão no Programa Institucional de Extensão “Cursinho Pré-Universitário Popular nos Colégios Universitários” da UFSB participaram do 1º encontro do programa. Na agenda, os discentes participaram de capacitação para ministrar aulas preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas públicas estaduais parceiras da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (CUNI).

O encontro presencial ocorreu no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), que realizou uma chamada interna de auxílio alimentação e hospedagem para os/as estudantes, e da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), que organizou o transporte.

A diretora de Ensino-Aprendizagem da Progeac, professora Milena Magalhães, e a coordenadora de Articulação da Rede CUNI e do Programa, professora Caroline Caputo, abriram o encontro com uma apresentação geral para elucidar dúvidas dos/as estudantes. Para a professora Milena, “um projeto como esse cumpre o papel de estar-junto à comunidade de um jeito muito bonito, pois demonstra essencialmente o desejo da Universidade de que estudantes de escolas públicas passem a fazer parte do seu espaço institucional”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lilian Reichert, ressalta que a presença e a contribuição efetivas da universidade nas escolas públicas pela extensão estão expressas tanto em diretrizes nacionais quanto institucionais, a exemplo dos objetivos estratégicos do PDI 2020-2024. A gestora compartilha “a alegria de podermos, no cenário atual, de ausência de políticas públicas específicas para a extensão universitária e de cortes orçamentários, fomentar um programa como esse, com 40 estudantes bolsistas da UFSB e com expectativa de dialogar com tantos municípios de nossos territórios de abrangência, partilhando conhecimentos e também divulgando o nome e os potenciais de nossa instituição”.

Dinâmica da Formação

Durante os dois dias, os/as coordenadores/as de área, docentes voluntários/as da UFSB selecionados por meio de edital, reuniram-se com os/as estudantes para planejarem as aulas, que serão ofertadas, de forma gratuita e presencialmente, a partir da segunda quinzena de julho, a egressos/as e estudantes do Ensino Médio nas salas dos CUNI da UFSB.

As professoras Cláudia Pungartnik (CJA), Débora Schmitt Kavalek (CPF), Pâmela Peregrino da Cruz (CSC) e o professor Marcos Vinicius Fernandes Calazans, durante todo o período do Programa, orientarão um grupo de estudantes nas áreas de conhecimento da prova do Enem: Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

A estudante Cybelle Meirelles destacou que a formação foi muito produtiva, um momento importante para compreender os objetivos e as diversas possibilidades de ministrar uma aula. E, de fato, foi necessária para que o projeto seja bem executado. Em relação à expectativa, ela espera “conseguir cumprir com excelência tudo que foi ensinado e apresentado na formação e, com isso, ajudar os estudantes que assistirão às aulas e participar da formação deles, compartilhando e adquirindo conhecimento também.”

Universidade que acolhe

A professora Caroline aponta que um dos objetivos dessa ação é fortalecer o envolvimento da UFSB com as comunidades onde estão localizados os CUNI, fazendo com que os dez colégios universitários que compõem a estrutura da UFSB estejam com suas portas abertas para estudantes que desejam se preparar para o ingresso na universidade. “Desde o edital de bolsas, priorizou-se estudantes que residem no município onde está localizado o CUNI”, explicou a coordenadora.

Para a estudante Jaqueline Pessoa Gonzaga, durante os dois dias do encontro, foi possível conhecer novas metodologias que poderão ser utilizadas para auxiliar no aprendizado dos/as estudantes, tendo sido um momento de troca de experiências na área da educação e atividades conjuntas. “Foi uma experiência maravilhosa e muito importante para o desenvolvimento do projeto. Sinto-me preparada e animada para iniciar as aulas”.

Com informações da PROGEAC