Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFSB participa de evento na África do Sul

Pesquisador da UFSB participa de evento na África do Sul

• Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 13h26
  • Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 13h26
O Professor e pesquisador da UFSB, Gabriel Nascimento, representou a universidade no encontro final da sociedade que participa, o Think tank “Multilingualism, Linguistic Citizenship and Vulnerability: a Comparative Focus on South Africa and Brazil”, que teve como tema "Caminhos para futuros barulhentos e em carne e osso", fazendo uma menção à ideia de língua que o grupo desenvolve, que é de países afetados pelo racismo, como África do Sul e Brasil.

Evento África do Sul

Sediado na Cidade do Cabo pela University of the Western Cape, o evento aconteceu entre 06 e 09 de junho, com falas, dentre elas a do professor Gabriel Nascimento, e visitas a instituições do Apartheid. A fala do Professor Gabriel Nascimento teve com título "Em busca do Pretuguês corporal: educação linguística e o português falado pelas comunidades afro-brasileiras".
O evento foi organizado como uma forma de vivência, em que pesquisadores tomavam café, se reuniam, almoçavam e jantavam todos os dias, sempre debatendo as propostas teóricas.
Segundo Gabriel, "pretoguês é a forma como chamamos o português majoritariamente falado, mas não valorizado no Brasil, o Português das comunidades negrodescendentes. O evento abordou majoritariamente essas práticas. Foram dias de discussões muito intensas".

Informações: Prof. Gabriel Nascimento