Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento online na UFSB debateu o problema da desertificação
Início do conteúdo da página

Evento online na UFSB debateu o problema da desertificação

  • Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2022, 15h05
  • Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2022, 15h47
  • Acessos: 1044
desertificação evento ufsbPesquisadores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (UFRB), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentaram dados de pesquisas e análises sobre processos de desertificação em diferentes regiões. O evento foi organizado por docentes dessas instituições que têm em comum o trabalho com a temática da Ciência do Solo e realizado nesta terça-feira (14), às vésperas do Dia Mundial de Combate à Desertificação, no dia 17 de junho. A transmissão foi feita via Auditório Virtual da UFSB, com organização local da professora Jaqueline Dalla Rosa e do professor João Carlos Medeiros, que lecionam e pesquisam no Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF), em Itabuna.
 
O evento para discussões/atualizações sobre o Dia Mundial de Combate à Desertificação foi intitulado Desertificação: Causas e Consequências Frente às Modificações Climáticas e contou com participação de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa da Argentina (Dr. Marcelo Wilson, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), Brasil (Iêdo Bezerra Sá, Embrapa Semiárido), Cabo Verde (Dra. Ângela Moreno, Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário - INIDA) e Portugal (Dr. Tomás de Figueiredo, Instituto Politécnico de Bragança – IPB).
A professora Jaqueline explica que a degradação das terras nas regiões com clima árido, semi-árido e subúmido seco é denominada de desertificação, conforme Convenção das Nações Unidas. Esse fenômeno, em seus diversos níveis de intensidade, é uma realidade em diferentes partes do mundo, nas regiões com menor precipitação pluviométrica e com população relativamente densa, fato que gera uma maior preocupação, uma vez que a consequência direta desse processo tem sido o empobrecimento generalizado dos ecossistemas e das populações que residem nestas áreas.
Devido à extensão territorial que as áreas sob desertificação ocupam no planeta, do contingente populacional que vivem nessas áreas; da importância econômica que possuem, principalmente nos países ainda em desenvolvimento, e da fragilidade ambiental que apresentam perante outros ecossistemas, sejam sob condições de cultivo ou naturais, a Organização das Nações Unidas definiu o dia 17 de junho como Dia Mundial de Combate a Desertificação, uma data para promover a sensibilização pública para o combate à essa forma de degradação das terras. 
O grupo de docentes das instituições envolvidas na organização do evento produziu um artigo técnico para download, intitulado “17 de Junho - Dia Mundial de Combate à Desertificação”. O vídeo das palestras do evento está acessível no Auditório Virtual da UFSB pelo link https://www.youtube.com/watch?v=_AYSF3HWrvc.
Com informações por Jaqueline Dalla Rosa
registrado em:
Fim do conteúdo da página