Página inicial > Últimas Notícias > Evento online na UFSB debateu o problema da desertificação

Evento online na UFSB debateu o problema da desertificação

• Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2022, 15h05
  • Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2022, 15h47
desertificação evento ufsbPesquisadores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (UFRB), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentaram dados de pesquisas e análises sobre processos de desertificação em diferentes regiões. O evento foi organizado por docentes dessas instituições que têm em comum o trabalho com a temática da Ciência do Solo e realizado nesta terça-feira (14), às vésperas do Dia Mundial de Combate à Desertificação, no dia 17 de junho. A transmissão foi feita via Auditório Virtual da UFSB, com organização local da professora Jaqueline Dalla Rosa e do professor João Carlos Medeiros, que lecionam e pesquisam no Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF), em Itabuna.

O evento para discussões/atualizações sobre o Dia Mundial de Combate à Desertificação foi intitulado Desertificação: Causas e Consequências Frente às Modificações Climáticas e contou com participação de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa da Argentina (Dr. Marcelo Wilson, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), Brasil (Iêdo Bezerra Sá, Embrapa Semiárido), Cabo Verde (Dra. Ângela Moreno, Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário - INIDA) e Portugal (Dr. Tomás de Figueiredo, Instituto Politécnico de Bragança – IPB).
A professora Jaqueline explica que a degradação das terras nas regiões com clima árido, semi-árido e subúmido seco é denominada de desertificação, conforme Convenção das Nações Unidas. Esse fenômeno, em seus diversos níveis de intensidade, é uma realidade em diferentes partes do mundo, nas regiões com menor precipitação pluviométrica e com população relativamente densa, fato que gera uma maior preocupação, uma vez que a consequência direta desse processo tem sido o empobrecimento generalizado dos ecossistemas e das populações que residem nestas áreas.
Devido à extensão territorial que as áreas sob desertificação ocupam no planeta, do contingente populacional que vivem nessas áreas; da importância econômica que possuem, principalmente nos países ainda em desenvolvimento, e da fragilidade ambiental que apresentam perante outros ecossistemas, sejam sob condições de cultivo ou naturais, a Organização das Nações Unidas definiu o dia 17 de junho como Dia Mundial de Combate a Desertificação, uma data para promover a sensibilização pública para o combate à essa forma de degradação das terras.
O grupo de docentes das instituições envolvidas na organização do evento produziu um artigo técnico para download, intitulado “17 de Junho - Dia Mundial de Combate à Desertificação”. O vídeo das palestras do evento está acessível no Auditório Virtual da UFSB pelo link https://www.youtube.com/watch?v=_AYSF3HWrvc.
Com informações por Jaqueline Dalla Rosa