Página inicial > Últimas Notícias > Últimos dias para cadastro ou atualização de professores na Plataforma Capes para inscrição em cursos ofertados pela UFSB

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h32
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 15h20
banner siteDia 15 se encerra a atualização ou cadastro dos professores das redes pública ou estadual na Plataforma Capes de Educação Básica. A atualização ou cadastro é para interessados em se inscrever em cursos que serão pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), através do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

O Parfor é o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam. Funciona em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade, bem como a adesão das Secretarias de educação atendidas. Os cursos do Parfor têm propostas diferenciadas, com a oferta de componentes curriculares em módulos, no período de férias e/ou fins de semana, para contemplar as especificidades dos professores/as em serviço, com previsão de início em novembro deste ano, após as etapas de seleção.

Serão:
  • - 80 vagas para Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias/Língua Portuguesa (Primeira Licenciatura) - Itabuna;
  • - 80 vagas para Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Primeira Licenciatura) - Porto Seguro;
  • - 100 vagas para Segunda Licenciatura em Matemática - Porto Seguro.

A Primeira Licenciatura é destinada para docentes que não possuam formação específica de nível superior na área em que atuam e a Segunda licenciatura para docentes com licenciatura em área diferente daquela que lecionam.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail deaprogeac@ufsb.edu.br

Manual de acesso e preenchimento do currículo na Plataforma Capes: https://eb.capes.gov.br/assets/MANUAL_DO_USUARIO_2019.pdf