Página inicial > Últimas Notícias > UFSB no Encontro Nacional do FORPROEX

UFSB no Encontro Nacional do FORPROEX

• Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 12h06
  • Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 15h27

Ocorreu, entre os dias 7 e 9 de junho, o 49o Encontro Nacional do FORPROEX (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior Brasileiras). O evento anual, que é o mais importante na área da extensão universitária no Brasil, foi realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), em formato híbrido (no campus Santa Mônica e pela plataforma zoom), e contou com participação massiva das universidades públicas brasileiras.

FORPROEX

Com o tema “A Extensão Brasileira em (nova) perspectiva”, o evento contou com a participação de equipe da Pró-Reitora de Extensão e Cultura-PROEX (UFSB) e com palestra de Franklin Matos Silva Júnior, Diretor na Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPA) e Coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD).

O evento contou com diversas mesas e palestras, onde foram debatidos os avanços da extensão em tempos complexos e difíceis, considerando que a dimensão extensionista vem ocupando, cada vez mais, espaços importantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, nos cursos de pós-graduação e na própria consolidação das universidades brasileiras.

Neste ano, a temática do evento procurou colocar a extensão em nova perspectiva, a partir de debates sobre o financiamento, a operacionalização da extensão, os desafios da extensão na pós-graduação e o papel da extensão no pós-pandemia. Diversos gestores e as gestoras se manifestaram quanto ao momento atual e às questões que afligem as Instituições públicas no país.

No último dia do evento, foi realizada eleição para a nova diretoria da Coordenação Nacional do FORPROEX. A chapa única eleita tem como presidente o professor Helder Eterno da Silveira, Pró-Reitor de Extensão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e como vice-presidenta, Maria Anezilany Gomes do Nascimento, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Helder, que era vice-presidente do FORPROEX, assume o posto no lugar de Olgamir Amancia Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB), que também é Coordenadora do COEX /Andifes.

O FORPROEX é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

Texto: PROEX