Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFSB participa de evento internacional

Professor da UFSB participa de evento internacional

• Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 10h29
  • Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 10h29

I_meeting.jpgEntre os dias 2 e 6 de maio de 2022, ocorreu o I MEETING ON TROPICAL AND SUBTROPICAL TRANSITION ENVIRONMENT - reunião científica realizada com pesquisadores internacionais, dentre eles, Vinícius de Amorim Silva, professor da UFSB, lotado no Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI) – CJA e com atuação de ensino, pesquisa e extensão em outras unidades acadêmicas da instituição.

A participação do professor Vinícius no evento se deu por meio de convite para apresentação das suas pesquisas sobre ambiente de transição entre o continente e oceano desenvolvidas no Sul da Bahia. A palestra apresentada no evento foi intitulada: “GEOCHRONOLOGY AND MORPHOSEDIMENTATY ASPECTS OF THE COASTAL PLAIN OF THE JEQUITINHONHA RIVER, BAHIA, BRAZIL”.

O evento ocorreu no âmbito da cooperação científica entre a Universidade de Campinas (Departamento de Geografia, Instituto de Geociências) e a Universidade de Nápoles Federico II (Departamento de Ciências da Terra, Meio Ambiente e Recursos - DiSTAR). O convênio é de responsabilidade do professor Archimedes Perez Filho, que é coordenador da Unicamp/Brasil, e o professor Carlo Donadio, coordenador do DiSTAR/Itália.

O I Meeting aconteceu presencialmente na cidade de Napoli e foi organizado pelos professores Luca Lämmle, Carlo Donadio, Sergio Bravi e Archimedes Perez Filho. No dia 2 de maio, foi realizada uma atividade interna com os pesquisadores convidados que conheceram a infraestrutura do departamento e as rotinas laboratoriais realizadas por alunos e pesquisadores. O dia 3 de maio foi dedicado à realização do ciclo de seminários internos, no qual 14 pesquisadores do Brasil e da Itália apresentaram suas pesquisas em andamento na sala Geo-2 do departamento. Os outros dias (4, 5 e 6) foram dedicados a atividades de campo realizadas nas seguintes localidades: I- Posillipo (costa de Napoli), onde foram observadas dinâmicas associadas à formação dos terraços marinhos do Pleistoceno e seus respectivos níveis, e suas relações com as atividades vulcânicas na região; II- Cratera do Vesúvio e áreas adjacentes, para compreender a relação entre a geomorfologia local e as atividades vulcânicas do principal vulcão da região; e III- Ambientes de transição em lagoas costeiras do Lago Lucrino, Fusàro, Averno e Pátria.

"O evento atingiu seus objetivos e possibilitou reunir pesquisadores de diversos países e instituições, possibilitando experiências científicas e pessoais além do I MEETING ON TROPICAL AND SUBTROPICAL TRANSITION ENVIRONMENT, e assim, contribuiu significativamente para o incentivo e importância da produção de conhecimento sobre ambientes de transição", afirma o professor Vinícius Silva.