Página inicial > Últimas Notícias > Aviso à comunidade universitária - Retomada Presencial

Aviso à comunidade universitária - Retomada Presencial

• Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 11h42
  • Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 10h24

Aviso à comunidade universitária

Prezado/a estudante,
Prezado/a servidor/a,

Conforme decisão do Conselho Superior da UFSB em reunião realizada no dia 18 de maio, em breve a UFSB retornará às atividades acadêmicas presenciais, especificamente, a partir do segundo quadrimestre de 2022 (2022.2), que se inicia em 27 de junho de 2022.

Assim como diversas instituições do ensino público brasileiro, em nível de educação básica, profissional, técnica, tecnológica, de graduação ou de pós-graduação, a UFSB enfrentará um grande desafio pela frente. As orientações de segurança sanitária que aprendemos desde o início de 2020 e que foram também registradas pelo Comitê Emergencial de Crise da UFSB devem ser observadas por todos/as. Permanecerão em vigor todas as sugestões e protocolos relacionados ao retorno das atividades e de preservação da vida funcional e acadêmica de servidores(as) e discentes, na forma da lei, que se mostrarem necessários.

A decisão de retorno presencial das aulas partir do quadrimestre de 2022.2 autoriza que parte das atividades acadêmicas continuem sendo realizadas remotamente, desde que respeitados os requisitos estabelecidos na Resolução n. 08/2022.

Devido às particularidades de cada curso ou Unidade Acadêmica (Centros de Formação ou Ihacs), é fundamental que estudantes e docentes mantenham contato com a coordenação dos cursos e com o decanato ao qual estão vinculados/as.

Em ação coordenada à decisão do Consuni, a Reitoria da UFSB publicou a Portaria n˚379/2022, em resposta à Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 36/2022 e a Portaria MEC nº 320/2022. Segundo a Portaria n˚ 379 e conforme as normativas federais, os/as servidores/as retornarão às atividades presenciais de modo integral (100%) a partir 06 de junho de 2022, sendo que já está em discussão questões relacionadas ao Plano de Gestão e ao regime de teletrabalho. A Portaria nº 473/2022 de 05 de julho de 2022, por sua vez, tornou obrigatório o uso de máscara para servidores, estudantes e visitantes no interior de quaisquer dependências da universidade, reforçando as medidas de prevenção.

É de suma importância que servidores/as e estudantes acompanhem as informações das agências de notícia em nível nacional, regional e local.

Servidores/as, fiquem atentos às informações e orientações das chefias e das normativas federais!

Estudantes, busquem informações e orientações com as coordenações de curso e decanatos.

Um bom e seguro retorno a todas e todos!

A Reitoria.