Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Jornalismo da UFSB lança agência de notícias científicas e culturais

Curso de Jornalismo da UFSB lança agência de notícias científicas e culturais

• Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 15h23
  • Última atualização em Sexta, 13 de Maio de 2022, 15h25

Ansuba buscará divulgar a produção acadêmica realizada no Sul da Bahia

ansuba.pngO bacharelado em Jornalismo da UFSB lança este mês a Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba). A agência tem o objetivo de promover notícias sobre a produção científica e cultural da UFSB e de outras instituições públicas de ensino e pesquisa da região.

A Ansuba já pode ser acessada no endereço www.ansuba.org , disponibilizando notícias que podem ser livremente reproduzidas por veículos de imprensa, desde que sejam citadas a fonte e a autoria do material.

Os responsáveis pela produção das pautas e notícias são os próprios alunos do curso de Jornalismo. Nos próximos meses, serão incorporados reportagens, boletins de rádio, podcasts e vídeos, além de fotos e infográficos, que também poderão ser reproduzidos livremente.

O coordenador do curso de Jornalismo, o professor Spensy Pimentel, também é o editor responsável pela Ansuba atualmente. A professora Ariane Stolfi atuou na orientação do projeto gráfico, que ficou a cargo do estudante Luaran Simião, aluno do curso de Som, Imagem e Movimento.

O projeto da Ansuba é inspirado em agências ligadas a cursos de Jornalismo em universidades como USP – onde existe a Agência Universitária de Notícias (AUN) – e UFBA – que mantém a agência Ciência e Cultura. O projeto também se inspira em elementos da Agência Brasil e da Radioagência Nacional.

Os primeiros textos disponíveis na Ansuba têm como tema projetos de pesquisa e extensão atualmente desenvolvidos nos três campi da UFSB, em Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de Freitas. Num primeiro momento, a publicação não terá periodicidade definida, mas a ideia é que, dentro em breve, com a retomada plena das atividades presenciais da universidade, a produção de notícias e reportagens seja ampliada.

O curso de Jornalismo da UFSB iniciou suas atividades em 2020, no âmbito do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC), sediado no campus de Porto Seguro. Jornalismo científico, jornalismo cultural e comunicação comunitária são três vertentes que o projeto pedagógico do bacharelado pretende desenvolver nos próximos anos, em diálogo com os potenciais da realidade social e profissional da região Sul da Bahia. O estudante interessado no bacharelado em Jornalismo pode ingressar no curso via SISU ou por meio de progressão interna na UFSB – 2o ciclo –, a partir de qualquer dos bacharelados ou licenciaturas interdisciplinares disponíveis na instituição.

Contato da coordenação do curso: jornalismo@ufsb.edu.br

Texto: Coordenação do curso de jornalismo