Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB inaugura prédios sustentáveis do Campus Jorge Amado no dia 6 de maio
Início do conteúdo da página

UFSB inaugura prédios sustentáveis do Campus Jorge Amado no dia 6 de maio

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 15h37
  • Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 16h41
  • Acessos: 5219

Convite GeralA nova sede acadêmica e administrativa do Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia será inaugurada na próxima sexta-feira (06) à tarde, com início da solenidade marcado para as 14h30. A instituição receberá autoridades e convidados/as para uma etapa importante da sua consolidação regional. A expectativa é de presença do ministro da Educação, Victor Godoy, ao lado de autoridades das esferas municipais de Itabuna e Ilhéus, estadual e federal. Com isso, a UFSB terá a Reitoria localizada no centro de Itabuna e as atividades acadêmicas do Campus Jorge Amado na área cedida pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Para a inauguração, o acesso será pela entrada principal da Ceplac, a partir das 14h. As instalações do Núcleo Pedagógico e do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica do Campus serão apresentadas aos/às participantes com mais detalhes em seguida à conclusão da solenidade, que terá mesa diretiva formada por autoridades do MEC, da UFSB e da região.

A reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, destaca a importância da inauguração de uma obra dessa dimensão para a região e lembra também que se trata de um marco para as universidades federais brasileiras e, particularmente, uma grande conquista para a UFSB. Ela relembra a luta pela implantação da universidade e do Campus Jorge Amado, bem como dos inúmeros desafios encontrados para, finalmente, realizar a entrega das novas instalações à comunidade da UFSB e à toda a comunidade do Sul da Bahia.

 

" />

 

Ensino, pesquisa e tecnologia em meio à Mata Atlântica

A construção do Campus Jorge Amado, a exemplo da estrutura ampla da Ceplac, mescla o estudo e o trabalho com o verde nativo da região. Os novos edifícios da UFSB incorporam soluções para a sustentabilidade em relação ao consumo e geração de energia elétrica e aproveitamento da água. Como explicou a diretora de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (DINFRA/PROPA), engenheira Lívia Berti Sanjuan Farias, "foram utilizadas diretrizes da arquitetura bioclimática com o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, bem como a proteção das fachadas e cobertura da incidência solar de modo a reduzir a carga térmica da edificação".

O projeto para o Campus Jorge Amado foi desenvolvido pelos docentes e arquitetos Sílvia Kimo Costa e Joel Felipe e abrange uma área total de 6 hectares, com edificações e benfeitorias como arruamento e iluminação, por exemplo. As obras do Núcleo Pedagógico, do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica e infraestrutura em geral foram licitadas em editais de 2015 e 2017 e respectivos termos aditivos, somando um investimento de cerca de R$ 61 milhões.

Essa cifra permitiu instalar estruturas como a guarita de entrada do campus, vias locais de acesso para veículos, vias de acesso para pedestres e ciclovias, estacionamento, bicicletário, vestiário externo, jardins, bosques e praças e os edifícios para a área administrativa (Núcleo de Gestão Acadêmica e Vivência) e a área pedagógica (Núcleo Pedagógico).

 A cada edificação, suas particularidades. O Núcleo Pedagógico foi projetado em 2015, possui cerca de 6.000m² e três pavimentos, com fundação para mais dois. A edificação contempla 24 salas de aula, um miniauditório e 7 laboratórios de ensino multidisciplinares. Esses espaços vão atender os cursos de Primeiro Ciclo de Formação (Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares) em Ciências, Humanidades e Artes e os do Segundo Ciclo de formação profissional em duas áreas: Engenharias (Engenharia Ambiental da Sustentabilidade; Engenharia de Transportes; Engenharia Sanitária; Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia de Aquicultura) e Ciências Sociais (Políticas Públicas; Mídia e Tecnologia e Produção Cultural).

No caso do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica, as demandas são outras. Com foco no trabalho administrativo, a edificação térrea projetada em 2017 tem fundação para mais um pavimento e cerca de 4.105m². As instalações incluem salas para:

  • Decanatos e Secretaria Executiva do CJA: Secretaria Executiva, protocolo de atendimento ao/à discente, salas das/os decanas/os da unidades acadêmicas: IHAC CJA, PopTecs (CFPPTS), CFCAf e CFTCI, salas de reuniões, sala de apoio à SECAD; depósito.
  • Coordenação de cursos de 1º, 2º e 3º ciclos e gabinetes para docentes.
  • Saúde e bem-estar: recepção e espera, sala do/a psicólogo/a, enfermaria, sala da assistente social, sala do/a intérprete de libras, sala de educação inclusiva.
  • Exames admissionais – consultórios médicos de atendimento.
  • Coordenação de Apoio Administrativo do Campus Jorge Amado: coordenador de campo, gestão dos Colégios Universitários, recursos humanos, transportes, TICs, sala técnica, almoxarifados, Módulo serviços 1 e 2 (banheiros, escadas, apoios, elevador para cadeirante.
  • Espaço previsto para futuro restaurante, lanchonete, consumo do almoço de casa; sala dos Diretórios Estudantis, saguões centrais de circulação/espaço interativo para exposição de artes, dança, performances e trabalhos acadêmicos.

 

" />

Novas concepções e tecnologias nas edificações

imagem modelo de sala de aulaCada um dos espaços foi planejado de modo a implantar a sustentabilidade já desde a estrutura. Essa escolha vai repercutir em economia de recursos ambientais e financeiros ao longo do tempo. Um exemplo é o formato pentagonal dos espaços construídos, decisão que permitiu a colocação de mais portas e janelas para a ventilação cruzada. O arranjo arquitetônico direciona os ambientes para corredores externos, com vista para a paisagem natural.

Outras tecnologias instaladas são os painéis fotovoltaicos para captação de energia solar, o uso de lâmpadas e luminárias de alto desempenho e baixo consumo e de sensores para acendimento automático, proteção termoacústica dos espaços, a presença de beirais amplos e ventilados e do teto jardim, para amenizar o calor. A técnica empregada nas obras é de “construção seca”, com redução significativa do consumo de água e da geração de resíduos. As divisórias externas e internas são flexíveis, facilitando ajustes e o melhor aproveitamento do espaço.

Em relação ao uso sustentável da água, as soluções presentes nos prédiosfotos terracos energia solar do Campus Jorge Amado envolvem o reaproveitamento da água da chuva e de condensação (orvalho), o reuso de águas e a coleta de esgoto sanitário com segregação de águas dos banheiros e das pias. Monitorar o consumo é igualmente relevante e, por isso, o projeto previu a instalação de dispositivos de economia da água e medição de consumo com hidrômetros separados por ambientes e grupos de aparelhos sanitários. Além disso, a infraestrutura conta com rampas, elevadores e plataformas acessíveis, portas e circulações com dimensionamento adequado, sanitários e vestiários acessíveis, sinalização em placas, podotátil e braile, faixas exclusivas para pedestres e ciclistas e redução do tráfego de veículos e vagas específicas para deficientes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página