Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufes recebe visita da reitora da Federal do Sul da Bahia, Joana Angélica Guimarães
Início do conteúdo da página

Ufes recebe visita da reitora da Federal do Sul da Bahia, Joana Angélica Guimarães

  • Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2022, 09h25
  • Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2022, 09h27
  • Acessos: 1016
visita reitora ufsbO reitor da Ufes, Paulo Vargas, recebeu nesta quinta-feira, 28, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães. A professora visitou instalações da Universidade, participou de uma reunião com gestores (foto) e de um debate on-line sobre a expansão da educação superior por meio do ensino a distância (EaD).

No debate, Joana Guimarães apresentou alguns aspectos da proposta do Ministério da Educação para ampliação das vagas oferecidas pela modalidade EaD, conhecida como Reuni Digital. A reitora, que faz parte do Comitê de Orientação Estratégica – criado pelo Ministério para discutir o tema – como membro representante da Associação Nacional dos Docentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), trouxe à tona a importância de que as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) debatam o projeto em conjunto. A íntegra do encontro pode ser acessada pelo canal oficial da Ufes no YouTube.

O reitor Paulo Vargas destacou a importância da visita, em especial pela expertise da reitora nos debates sobre EaD e sobre os projetos encabeçados pelo MEC. “É necessário fazer um aprofundamento sobre o tema para que possamos assumir uma posição mais clara sobre as propostas do Ministério. Dessa forma, foi muito importante ter a participação de uma pessoa que faz parte do Comitê para debater os pontos principais da questão”, reforça.

Cooperação

Essa foi a terceira visita da reitora Joana Angélica Guimarães à Ufes. Ela destacou o relacionamento fraterno entre as instituições e os mecanismos dos quais ambas participam. “Temos, por exemplo, o programa de mobilidade virtual em rede no qual há estudantes da UFSB tendo aulas remotas com professores da Ufes e vice-versa”.visita reitora ufsb 2

A reitora também destaca a proximidade física entre as universidades e como isso ajuda a abrir espaços para cooperação. “Temos um campus em Teixeira de Freitas e há o interesse em ampliar a colaboração com a Ufes, aproveitando espaços e reforçando a complementaridade entre as instituições”, ressalta.

Já o reitor da Ufes, Paulo Vargas, destacou que a visita representa uma oportunidade para estabelecer conversas a fim de estudar parcerias entre as instituições de ensino. “É muito importante as universidades atuarem nesse processo de cooperação comum, buscando construir projetos e se apropriar da expertise de cada instituição em determinadas instâncias”, complementa.

 

 

 

Texto: Vinícius Fontana
Fotos: Ruth Reis e Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página