Página inicial > Últimas Notícias > PROAF publica editais para promoção de saúde, diversidade e auxílio à saúde menstrual

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 16h16
  • Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 16h21
A Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) publicou três editais destinados à categoria discente nos últimos dias. Dois deles estão ligados à promoção de saúde e de diversidade, enquanto o terceiro busca atender a demanda por saúde menstrual. Enquanto os dois primeiros são continuidade de iniciativas desenvolvidas há mais tempo junto à comunidade universitária, o edital PROAF n°09/2022, de Auxílio Saúde Menstrual, foi um fruto da pesquisa realizada pelo Setor de Promoção à Saúde Estudantil (SPSE), da Coordenação de Qualidade de Vida (CQV)/PROAF, sobre a realidade menstrual de discentes da UFSB, em observância à Lei nº 14.214 de 06 de outubro de 2021, ao Decreto-lei nº 10.989 de 08 de março de 2022, e ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES/Decreto 7.234/10).

A PROAF organizou uma agenda de plantão para sanar as dúvidas mais frequentes dos estudantes. Confira os dias e horários do plantão tira-dúvidas neste link

O edital é destinado a estudantes que menstruam, regularmente matriculadas/os nos cursos de graduação da UFSB, e consiste em subvenção financeira para a aquisição de insumos de higiene menstrual (absorventes descartáveis, coletores menstruais, calcinhas absorventes, etc), de modo a democratizar e ampliar o acesso a dignidade menstrual para estudantes com comprovada vulnerabilidade socioeconômica.  O recurso disponível é de R$ 12.000,00, permitindo conceder 100 auxílios de R$ 120,00 (reais) por estudante.

São critérios para inscrição:

I - ser estudante que menstrua, regularmente matriculada/o como aluna/o regular, nos cursos de graduação da UFSB e inscrita/o em, no mínimo, 2 (dois) Componentes Curriculares no quadrimestre de solicitação do auxílio;

II - apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos no presente edital;

III - ter renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo, comprovada mediante inscrição ativa e homologada no CADASTRO PROAF.

As inscrições já podem ser realizadas pelo Sigaa e serão encerradas no dia 02 de maio de 2022.

Edital PROAF nº 10/2022 - UFSB: Universidade Promotora de Saúde (Edição Especial)

O Edital consiste em subvenção financeira, em parcela única de R$ 400,00, destinada a estudantes de graduação da UFSB, em vulnerabilidade socioeconômica, que devem planejar e executar uma proposta de promoção da saúde para ser realizada por meio virtual ou presencial desde que observadas as medidas de segurança ainda recomendadas.

São objetivos específicos desse edital:

I. Fomentar a capacidade de articulação de conhecimentos técnicos, científicos e artísticos das/os estudantes de graduação, numa perspectiva de intervenções de promoção da saúde;

II. Estimular o desenvolvimento de capacidades e competências críticas, problematizadoras e criativas das/os estudantes da graduação no campo da Promoção da Saúde, com compromisso e responsabilidade social;

3. Colaborar para reduzir possíveis situações de estresse e ansiedade das/os estudantes;

O recurso disponível é de R$ 20.000,00, e as propostas deverão estar enquadradas, obrigatoriamente, em um dos eixos temáticos:

I. Acessibilidade e Inclusão;

II. Atenção à Saúde;

III. Esportes e Lazer

O terceiro edital publicado trata de auxílio que consiste em subvenção financeira, em parcela única, destinada a estudantes de graduação da UFSB, em vulnerabilidade socioeconômica. Quem for contemplado deve planejar e executar propostas de intervenção, caracterizadas como atividades promotoras da cultura e da diversidade. São objetivos específicos do edital:

I. Incentivar a efetivação de uma cultura institucional de respeito e valorização das diversidades através do planejamento e execução de propostas artístico-culturais;

II. Estimular o desenvolvimento de capacidades e competências críticas, problematizadoras e criativas das/os estudantes da graduação no campo da Promoção da Diversidade, com compromisso e responsabilidade social