Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e Prefeitura de Itabuna se reúnem para estreitar parcerias

UFSB e Prefeitura de Itabuna se reúnem para estreitar parcerias

• Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2022, 15h05
  • Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 15h15

Reunião 01A Profa. Joana Angélica Guimarães da Luz, magnífica Reitora da UFSB, realizou reunião com o Prefeito de Itabuna, Sr. Augusto Castro, na última terça-feira, 12 de abril. O encontro teve temas estratégicos variados e ocorreu na sede da Prefeitura de Itabuna, localizada no bairro São Caetano, com as presenças da Secretária da Saúde do Município, Sra. Lívia Mendes Bomfim Aguiar; do Secretário de Gestão e Inovação de Itabuna, Sr. Moisés de Carvalho; e da Chefe de Gabinete da Reitoria da UFSB, Profa. fran Silva.

Na oportunidade, a Reitora apresentou as engenharias (CFTCI e CFCAf), os cursos na área de cultura, mídias e políticas públicas (CFPPTS), além dos Bacharelados e Licenciaturas interdisciplinares do primeiro ciclo (IHAC-CJA) e do Mestrado e Doutorado (PPGER e Biossistemas) em funcionamento no Campus Jorge Amado, ressaltando a importância e as potencialidades dos cursos que recebem jovens de Itabuna e de municípios vizinhos.

Gestores e gestoras municipais e federais discutiram as possibilidades de parcerias entre a Prefeitura e a Universidade, como a realização de ações culturais promovidas por estudantes e servidores(as) da UFSB nos espaços do município destinados a este fim, a exemplo dos teatros Candinha Dórea e Zélia Lessa, ou a possibilidade de utilização da própria Praça José Bastos, cuja revitalização será entregue em breve pela Prefeitura e que abriga a sede da Reitoria da UFSB, localizada no centro de Itabuna.

A ampliação da oferta de estágios para estudantes das engenharias do Campus Jorge Amado e outras estratégias de parcerias possíveis com a Secretaria de Gestão e Inovação da Prefeitura de Itabuna fizeram parte dos temas discutidos pela Reitora com o Prefeito Augusto Castro e o Secretário Moisés de Carvalho. As futuras instalações do Campus Jorge Amado, que terá cerimônia de inauguração anunciada nos próximos dias, também foram apresentadas aos gestores municipais, no sentido de avaliar a infraestrutura que será disponibilizada para atender estudantes de Itabuna e região.

Ao final, estratégias para o enfrentamento dos impactos decorrentes das enchentes foram debatidas diretamente com a Secretária da Saúde do Município, a Sra. Lívia Mendes Bomfim Aguiar, no intuito de viabilizar destinação dos recursos ainda disponíveis por meio da Campanha “Ação Sul da Bahia Solidária”, promovida pela UFSB.

Texto: Gabinete da Reitoria

Imagem: Lucasmatosfotos