Página inicial > Últimas Notícias > PROEX e PROGEAC selecionam bolsistas e voluntárias/os para Programa Institucional de Extensão na Rede CUNI

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 16h50
  • Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 17h06

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica lançaram duas chamadas públicas: o edital  PROEX PROGEAC 03/2022, com 40 bolsas de extensão para estudantes, e o edital PROEX PROGEAC 04/2022, com vagas para docentes voluntárias/os. Ambas as seleções são voltadas para atuação no Programa Institucional de Extensão Cursinho Pré-Universitário Popular nos Colégios Universitários da UFSB.

O objetivo do Programa de Extensão é fortalecer o envolvimento da UFSB com a sociedade pela oferta gratuita de aulas para estudantes das escolas públicas dos municípios onde a UFSB tem seus CUNI, que já tenham concluído ou estejam em fase de conclusão do Ensino Médio e que desejam se preparar para o ingresso no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, pretende-se ampliar o campo de atuação das/os estudantes de graduação da UFSB, oferecendo mais uma possibilidade de qualificação de suas experiências acadêmicas e cidadãs.

Oportunidade de bolsa de extensão

A proposta do edital PROEX PROGEAC 03/2022 é selecionar 40 bolsistas de extensão para atuarem de julho a dezembro de 2022 como educadoras/es  na oferta de aulas preparatórias para o ENEM nas escolas públicas onde funcionam os CUNI. Um dos objetivos é a valorização das licenciaturas da UFSB. Por isso, priorizam-se estudantes das Licenciaturas Interdisciplinares e da Licenciatura em História, mas não estão vedadas inscrições de estudantes de outros cursos de primeiro e segundo ciclo.

As inscrições iniciam no dia 19 de abril e se encerram no dia 3 de maio

Uma das exigências do edital é que as/os inscritas/os comprovem residir no município do CUNI para o qual se candidatarem. A distribuição das bolsas será por área e por CUNI, sendo quatro bolsistas por CUNI.

No momento da inscrição, as/os candidatas/os deverão escolher também uma das áreas de conhecimento da prova do Enem: Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, conforme seu percurso acadêmico.

Todos os critérios para inscrição e seleção estão disponíveis na íntegra no edital PROEX PROGEAC 03/2022.

Seleção de docentes orientadoras/es

O edital PROEX PROGEAC 04/2022 propõe a seleção de docentes voluntárias/os para orientar o trabalho das/os estudantes de graduação no âmbito do Programa de Extensão. O processo seletivo envolve também a atuação nas áreas de conhecimento das provas do ENEM e as/os selecionadas/os terão o compromisso de orientar todas/os estudantes bolsistas de sua área.

As inscrições poderão ser feitas de 7 a 20 de abril, por envio de mensagem eletrônica contendo o currículo Lattes e, se houver, um relato de experiências pregressas em cursinhos pré-universitários ou atividades afins à proposta do edital.

Mais informações estão disponíveis no edital PROEX PROGEAC 04/2022.

Documentos relacionados

EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO DE DOCENTES VOLUNTÁRIAS/OS PARA ATUAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL “CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR NOS CUNIs DA UFSB” - 04/2022

EDITAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL “CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR NOS CUNIs DA UFSB” - 03/2022