Página inicial > Últimas Notícias > II Festival de Escrevivências do CFAC/UFSB divulga resultado

II Festival de Escrevivências do CFAC/UFSB divulga resultado

• Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 15h53
  • Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 15h53

O II Festival de Escrevivências do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia contou com 75 trabalhos inscritos nas 5 modalidades: poesia, prosa, dramaturgia, videopoema e videodança.

O período pandêmico impactou diretamente nas formas subjetivas de ver, ler e performar o mundo, o que se desdobrou no convite da segunda edição do festival para a composição de um inventário de subjetividades junto ao tema: Tudo aquilo que farei e não mais adiarei, assim que todo mundo puder se encontrar de novo.

Na categoria Público Interno, que contempla estudantes da UFSB dos três campus, os trabalhos premiados, em suas respectivas modalidades, foram:

Poesia

O prêmio desta modalidade foi para: Saudade de uns tempos, autoria de João Gabriel Penalva Farias, estudante do curso Bacharelado Políticas Públicas, do Campus Jorge Amado.

Prosa

Dois trabalhos dividiram o prêmio nessa modalidade:

Gaiola, autoria de Gabrielle Andreza do Nascimento, estudante do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais, do Campus Paulo Freire; e

O outro em mim, autoria de Júlio Cesar Pereira Carvalho, estudante do curso Som Imagem e Movimento, do Campus Sosígenes Costa.

Ainda nessa modalidade, a Comissão Julgadora concedeu Menção Honrosa à:

As tartarugas são indissociáveis dos cascos, autoria de Andrew Costa Magalhães, aluno do curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, do Campus Sosígenes Costa.

Dramaturgia

Duas obras também dividiram o prêmio nesta modalidade:

O roteiro:Y-ETÉ, autoria de Carol Freire, estudante do curso Som Imagem e Movimento, do Campus Sosígenes Costa; e

A peça teatral: Memórias de uma boneca de pau, autoria de Caz Ångela Além Alma Apolinário Arruda Rodrigues, aluna do curso Bacharelado Interdisciplinar em Artes, do Campus Sosígenes Costa.

Videopoema

O prêmio foi para o estudante Filipe de Souza Couto, aluno do curso Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias, pela autoria do videopoema intitulado: O canto do pássaro.

Videodança

Dois trabalhos dividiram o prêmio nessa modalidade:

Memória das águas, autoria de Kezia Matos dos Santos, estudante do curso Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias; e

Dança no silêncio, autoria de Jhonatan Almeida de Sousa, estudante do curso Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias.

Já na categoria Público Externo, que contempla estudantes das escolas da rede de ensino da região, as/os premiadas/os foram:

Adriana Santos Paixão, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do cacau e do chocolate “Milton Santos” – Curso Agroecologia em Alternância - Assentamento Terra Vista - Arataca/BA. Adriana foi premiada em 1° lugar pela autoria do poema e também do videopoema intitulado: Conceitos.

A Comissão julgadora concedeu também duas menções honrosas para:

Sávio Louro, estudante do CEEP Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira, Administração, de Ilhéus/BA, pela autoria do videopoema: E agora, Seu José?

Shirlei Candida de Freitas Oliveira, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do cacau e do chocolate “Milton Santos” – Curso Agroecologia em Alternância - Assentamento Terra Vista - Arataca/BA, pela autoria do videopoema: Meu cantinho.

A comissão julgadora do festival foi composta pela professora Dra. Eloisa Leite Domenici, professora Dra. Cinara de Araújo e pelo professor Dr. Gessé Almeida Araújo.

Todos os trabalhos que participaram das duas edições do festival irão integrar o livro que está sendo editado pela Comissão Organizadora que conta com a estudante bolsista Loa Luz, o coordenador do projeto, prof. Éder Rodrigues, e colaboradores/as. A data do lançamento do livro e da cerimônia de premiação serão divulgadas posteriormente. Este projeto de extensão foi contemplado pela PROEX/UFSB por meio do Edital n° 01/2021.

Texto encaminhado por Éder Rodrigues