Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Universitário da UFSB aprova o Plano de Gestão de Logística Sustentável da universidade

• Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 12h04
  • Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 14h13

Em reunião ordinária da última quarta-feira (23/03), o Conselho Universitário da UFSB aprovou, por unanimidade, o Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFSB (PLS-UFSB).

Durante a reunião do CONSUNI, manifestações de congratulações foram apresentadas pelas(os) Conselheiras(os) às equipes envolvidas na construção do PLS-UFSB, destacando-se as intervenções da Profa. Dra. Maria do Carmo Rebouças (Decana do IHAC-CSC) e do Prof. Dr. Richard Santos (Decano do CFAC) que fizeram referência ao pioneirismo da UFSB ao tratar do tema da Sustentabilidade em um território ainda carente de referenciais e instrumentos que norteiem a tomada de decisões, especialmente dos agentes públicos, bem como a necessidade de valorização deste e de outros instrumentos que favoreçam a construção, implementação e aperfeiçoamento da práticas e consciências sustentáveis dentro e fora da UFSB.

Fruto de quatro anos de escuta e intenso trabalho das equipes envolvidas, o PLS-UFSB é um instrumento da Política de Sustentabilidade da UFSB, que busca orientar a adoção de práticas sustentáveis em um processo contínuo de aperfeiçoamento, consolidação e avanço dos compromissos assumidos pela instituição em torno da sustentabilidade. Embora se reconheça o caráter polissêmico da Sustentabilidade, este instrumento visa também promover e fortalecer processos inclusivos, intercooperativos e interdependentes, buscando ressaltar o caráter transversal do tema e de envolvimento de toda a comunidade universitária.

Além de apresentar os fundamentos teóricos que vem orientando a construção da Política de Sustentabilidade da UFSB, o PLS-UFSB apresenta um Plano de Ação para cada um dos temas que foram alcançados nesta primeira versão, a saber: 1) Sistema Integrado de Gestão da Sustentabilidade da UFSB; 2 - Compras e Contratações Sustentáveis e Redução do Consumo; 3) Gestão de Águas e Efluentes; 4) Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos; 5) Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho; 6) Agroecologia; 7) Arquitetura Sustentável e 8) Biodiversidade nos Campi. Em cada um destes planos, ações específicas e gerais são apontadas, as quais merecem a atenção dos órgãos e setores da UFSB competentes para a sua execução e desdobramentos.

A versão do PLS-UFSB apreciada pelo CONSUNI pode ser encontrada no link abaixo. Em breve, após revisão final do documento para incorporação das recomendações do CONSUNI, a versão final será apresentada.

Link para acesso à versão do PLS-UFSB apreciada pelo CONSUNI

Texto: Leonardo Evangelista Moraes