Página inicial > Últimas Notícias > Comitê Emergencial divulga plano de retomada para atividades acadêmicas presenciais

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 18h35
  • Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 17h19

capa plano retomada acadêmicasO Comitê Emergencial de Crise (CEC Covid-19) publicou o Plano de Retomada Gradual das Atividades Acadêmicas Presenciais. O documento, a exemplo do publicado há algum tempo para regrar as atividades administrativas durante a pandemia, explica critérios observados para o progressivo retorno de aulas e outras ações de ensino e aprendizagem aos espaços físicos da instituição. No momento, todos os docentes e estudantes estão em aulas online, mediadas por tecnologia.

O plano inicia apresentando a situação da pandemia no país e na região sul da Bahia com dados atualizados, passa pela informação dos monitoramentos conduzidos periodicamente pela CEC-COVID19 e orienta sobre adaptações e cuidados que a instituição e a comunidade universitária deve ter no uso dos espaços físicos. As fases de retomada da presencialidade também estão descritas, desde a atual, em que as aulas são online, até a fase 4, em que todas as atividades de ensino voltam a ser realizadas nas salas da UFSB.

Um dos pontos abordados no documento é a recomendação do Comitê para que a UFSB adote a cobrança do passaporte vacinal para acesso de servidores e estudantes às dependências da instituição. A medida já foi empregada em outras instituições federais de ensino superior no Brasil com respaldo do Ministério Público e do Supremo Tribunal Federal. O documento ainda deve ser apreciado pelo Conselho Superior (Consuni) da UFSB neste mês de fevereiro e uma resolução deve apresentar as medidas que efetivamente serão realizadas.