Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB se reúne com a Amurc para alinhar estratégias para o início das ações de sua campanha solidária
Início do conteúdo da página

UFSB se reúne com a Amurc para alinhar estratégias para o início das ações de sua campanha solidária

  • Publicado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h20
  • Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h22
  • Acessos: 1003

Na manhã desta terça-feira, dia 04 de janeiro, a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, juntamente com o Pró-Reitor de Ações Afirmativas e coordenador da Campanha Ação Sul da Bahia Solidária, Sandro Ferreira, realizaram uma reunião com Luciano Veiga, Secretário executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc).

amurc2A ideia da visita, segundo a Reitora, foi dar os primeiros passos para a execução da campanha Ação Sul da Bahia Solidária realizada pela UFSB em prol da população desabrigada após as enchentes que acometeram a região. A conversa tinha o intuito de compreender quais municípios estão com maiores necessidades e quais são as demandas mais emergenciais.

Luciano Veiga enfatizou a importância da sociedade civil, nesse momento, que, de forma solidária, vem auxiliando no processo de maneira mais efetiva e menos burocrática. De acordo com ele, existem dois processos distintos em um desastre como esse: o primeiro é aquele em que estão todos ainda tentando compreender a situação. O segundo é o mais complicado: perceber os danos e reestruturar.

Após a conversa, concluiu-se a necessidade de atender, primeiramente, às cidades não assistidas de imediato por outras localidades, além de verificar a menor capacidade de reação de cada município.

Apesar de a Amurc ter uma base central das informações, a Secretaria de Assistência Social de cada município é a responsável pelos dados de desabrigados de cada cidade e suas maiores necessidade. Por conta disso, o próximo passo a ser dado pela UFSB será a comunicação com as assistências de cada cidade.

Na conversa, Sandro Ferreira ainda pontuou o papel fundamental de uma universidade em uma situação dessa magnitude, momento no qual é de suma importância relembrar sobre o fomento à pesquisa para regulação da região, minimizando casos como esses.

A campanha da UFSB continua. Para saber como ajudar, acesse a notícia: UFSB recebe doações para atender a população desabrigada pelas enchentes.

 

amurc

registrado em:
Fim do conteúdo da página