Página inicial > Últimas Notícias > Assessoria de Sustentabilidade entrega ao CONSUNI primeira minuta do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFSB

• Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 11h23
  • Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 11h23

A Assessoria de Sustentabilidade da UFSB (ASSUS) entregou ao Conselho Universitário (CONSUNI), no último dia 06 de dezembro, a primeira minuta do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFSB (PLS-UFSB), conforme obrigações definidas pelo Decreto Presidencial 7746/2012.

De acordo com Leonardo Moraes, Assessor de Sustentabilidade, “Os PLSs são ‘ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública’. Assim, o PLS-UFSB se transforma em um importante instrumento para a implementação de ações voltadas para a Política de Sustentabilidade da UFSB que está em construção. Para além do aspecto orientador que este documento assume, ele também é um importante registro histórico de uma série de experiências que a UFSB, mesmo jovem, já possui em relação a práticas sustentáveis”.

O processo de construção do documento acontece desde 2017, com ampla participação da comunidade nos três campi. Nesse período, houve criação de grupos de trabalho, criação da Comissão de Políticas de Sustentabilidade (CPS) por meio da Resolução CONSUNI n. 05/2017, além de reuniões, workshop e demais eventos.

Em 2019, a CPS passou a pautar os temas do PLS com a participação de servidores(as) da UFSB com expertise nas respectivas áreas e demais pessoas interessadas. Ao final deste ciclo de reuniões, a CPS criou onze grupos de trabalho (GT) dedicados a cada um dos temas do PLS-UFSB, sendo constituídos com representantes dos três campi e dos três segmentos da comunidade universitária, sempre que possível.

Nessa etapa atual, a minuta foi enviada ao CONSUNI para encaminhamento a todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFSB para uma nova rodada de coleta de sugestões e melhoria do texto. De acordo com Leonardo Moraes, “A expectativa é que os retornos das Unidades cheguem ao Conselheiro Relator do Processo até a reunião de fevereiro/2022, quando prevemos a apreciação final e aprovação do PLS-UFSB. Entretanto, caso o CONSUNI julgue pertinente, a pauta poderá ser adiada para garantir a ampliação da participação da Comunidade Universitária”.

O documento encontra-se em sua íntegra no seguinte endereço: https://ufsb.edu.br/a-ufsb/assessorias/assus/documentos (Minuta do Plano de Gestão de Logística Sustentável enviada ao CONSUNI).