Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e Câmara Municipal de Porto Seguro realizam atividades de formação conjunta no território

• Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h43
  • Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 16h10

A Câmara Municipal de Porto Seguro (BA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) firmaram parceria para realizar formações conjuntas em fundamentos constitucionais, legislativo e políticas públicas participativas no território. Os encontros, resultantes de um projeto de extensão vinculado ao Curso de Bacharelado em Gestão Pública e Social sediado no Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro), têm acontecido desde o dia 06 de outubro. O primeiro ciclo de formação se encerra em 1º de dezembro de 2021. A expectativa é realizar novas atividades no ano de 2022 e, com isso, construir coletivamente as bases para uma futura Escola do Legislativo no município.

Imagem 1: Encontro inaugural do dia 06/10, realizado via Google Meet. (Fonte: Formação conjunta Câmara e UFSB).

A formação conjunta tem como público prioritário líderes comunitários do município de Porto Seguro, servidores públicos da Câmara Municipal e integrantes dos Conselhos Municipais. O projeto pioneiro no Município tem como objetivo principal contribuir para uma atuação pública de qualidade, inclusiva, constitucionalmente referenciada e socialmente contextualizada.

A proposta é discutir problemáticas e experiências do próprio território à luz dos fundamentos constitucionais. Os encontros virtuais priorizam a realização de oficinas de cunho interdisciplinar, voltadas para uma interação dialógica com os participantes atuantes no Município. O incentivo é uma efetiva ação extensionista que promova a interação dialógica acerca das demandas locais e com servidores públicos, lideranças comunitárias e conselheiros municipais.

No dia primeiro de dezembro (quarta-feira) haverá o último encontro deste primeiro ciclo formativo. No decorrer das últimas semanas foram realizados oito encontros virtuais, nos quais foram discutidos temas como os princípios constitucionais e o papel do Município na administração pública; a importância da participação e do controle social para a democracia; formas de trabalhar a gestão de conflitos com a escuta da comunidade local; as políticas públicas sociais; legislativo e decolonialidade, entre  outros.

Imagem 2: Encontro do dia 03/11, realizado via Google Meet. (Fonte: Formação conjunta Câmara e UFSB).

Os encontros, sempre às 15h, nas quartas-feiras, com duas horas de duração, via Google Meet (em razão do distanciamento imposto pela pandemia do Coronavírus), ocorreram com prévia inscrição das pessoas interessadas.

A atividade extensionista conta com o apoio e a parceria da presidência da Câmara Municipal de Porto Seguro e com financiamento interno da UFSB de uma bolsa atribuída à discente Emily Moraes, pelo edital de extensão (01/2021), com duração de um ano. O projeto de extensão é coordenado pela docente Carolina Bessa, ao lado das professoras Valéria Giannella e Patrícia Del Nero (UFSB) e da funcionária da Câmara Municipal de Porto Seguro e doutora pela UFSB Danielle Medeiro, contando com a participação de discentes de graduação e de pós-graduação da UFSB, assim como de outros funcionários da Câmara. O projeto conta com um perfil no Instagram para registrar suas atividades.

Com informações da professora Carolina Bessa Ferreira de Oliveira