Página inicial > Últimas Notícias > Covid-19 > Recomendações contra Covid-19 seguem valendo no retorno presencial das aulas

Recomendações contra Covid-19 seguem valendo no retorno presencial das aulas

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2022, 14h53
  • Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 10h55

Com a retomada das aulas presenciais na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a comunidade acadêmica deve reforçar os cuidados para se proteger contra a contaminação pelo covid-19. Apesar da vacinação, ainda há risco, como notícias recentes demonstram. Por isso, o Comitê Emergencial de Crise (CEC/UFSB) destaca que as recomendações de prevenção seguem valendo.

Em especial, o CEC/UFSB reitera a orientação para o uso de máscaras dentro de todos os ambientes administrativos e acadêmicos da instituição, bem como que se mantenha o rigoroso monitoramento para a detecção precoce de casos de Covid-19 e controle de surtos. A intenção é evitar que pessoas com sintomas da doença ou em contato com pessoas infectadas circulem na universidade.

Veja aqui todas as informações publicadas no hotsite sobre Covid-19

Ainda conforme o CEC, orienta-se para que toda pessoa que faz parte da comunidade acadêmica da UFSB preencha o Formulário de Monitoramento Acadêmico e Administrativo da UFSB em caso de suspeita e/ou confirmação de Covid-19. Outras fontes de informação pertinentes para este momento são os documentos elaborados pelo CEC para o retorno gradual: o Plano para Retomada Gradual das Atividades Administrativas Presenciais e o Plano para Retomada Gradual das Atividades Acadêmicas Presenciais.

As orientações específicas para prevenção individual e coletiva reproduzidas abaixo podem ser consultadas diretamente no  Plano para Retomada Gradual das Atividades Acadêmicas Presenciais, desenvolvido pela equipe do CEC/UFSB, nas páginas 31 a 33:

Medidas individuais

São medidas individuais que visam minimizar os riscos de transmissão no novo coronavírus no ambiente universitário da UFSB:

● Utilizar máscara de forma a cobrir totalmente o nariz, a boca e o queixo, não devendo ficar folgada no rosto, especialmente nas laterais. A máscara é de uso individual, obrigatório e não deve ser compartilhada. É preciso se atentar para o tipo de máscara indicado para cada situação. Neste início de 2022, com o surgimento e espalhamento da variante ômicron do coronavírus, o modelo ideal de máscara, que oferece o maior grau de proteção, é a Peça Facial Filtrante 2 (PFF2) (ou superior), equivalente ao modelo N95 estadunidense.

● Lavar as mãos com água e sabão, antes e depois de entrar em qualquer ambiente fechado e após tocar em qualquer superfície.

● Na ausência de água e sabão, utilizar álcool 70º INPM em líquido ou em gel;

● Evitar cumprimentar com aperto de mãos, beijos e/ou abraços;

● Manter cabelos sempre presos, de forma a contribuir para reduzir o contato frequente das mãos e do cabelo com o ambiente;

● Evitar o uso de adornos como anéis, pulseiras, relógios, brincos pendentes, a fim de garantir a correta higienização das mãos, evitando que tais adornos se tornem obstáculos para a fricção de todas as partes das mãos e representem possíveis áreas de retenção e contaminação;

● Evitar o compartilhamento de objetos de uso cotidiano, como computadores, cadeiras, celulares, calculadoras, lápis, etc.;

● Utilizar copos ou garrafas individuais para o consumo de água, evitando assim o contato direto da boca com bicos ejetores ou torneiras dos bebedouros;

● Ao utilizar o banheiro, no momento da descarga, a tampa do vaso sanitário deverá ser abaixada, evitando assim dispersar gotículas e aerossóis no ambiente.

Medidas coletivas

São medidas coletivas que visam minimizar os riscos de transmissão no novo coronavírus no ambiente universitário da UFSB:

● Manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação dos ambientes;

● Evitar o uso de condicionador de ar;

●Oportunizar a adequada comunicação massiva sobre as medidas de proteção e prevenção de risco à Covid-19, proporcionando acessibilidade à informação;

● Organizar a rotina de limpeza e desinfecção dos espaços da universidade a fim de reforçar a higienização de todos os ambientes, com atenção especial às áreas de maior tráfego (banheiro, corrimão de escada, maçaneta, telefone, bancada etc.);

● Disponibilizar os EPI a todos os servidores que realizem atividades presenciais, sendo o uso da máscara facial obrigatório por todos;

● Incentivar o uso de copo individual, estando vedada o uso de forma direta;

● Orientar usuários de veículos oficiais quanto à lotação máxima do veículo (adaptada ao contexto) e atentar para o uso de máscara durante o deslocamento.

registrado em: ,