Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Covid-19 > UFSB adota medidas de biossegurança para atividades presenciais
Início do conteúdo da página

UFSB adota medidas de biossegurança para atividades presenciais

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 18h34
  • Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 14h57
  • Acessos: 2233
capa manual biossegurança ufsb fullA retomada das aulas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) ocorre na modalidade intermediada por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desde a segunda-feira (17), em função da pandemia de Covid-19. É no intuito de garantir a preservação da saúde quando da realização de atividades presenciais que a instituição preparou um Manual de Orientações de Biossegurança. O documento apresenta as boas práticas e medidas de autocuidado a serem seguidas pela comunidade acadêmica no ambiente da universidade quando da realização de atividades presenciais. As orientações foram compiladas a partir das diretrizes do manual de biossegurança publicado pelo Ministério da Educação (MEC) e foi produzido pelo Comitê Emergencial de Crise/Covid-19, em parceria com as Coordenações de Apoio Administrativo (CAAd) dos campi. 
 
Embora decisão tenha sido a de realizar as aulas com intermediação tecnológica, algumas ações presenciais serão necessárias para garantir o andamento das aulas em modo remoto. No caso de atividades que venham a ser realizadas no espaço físico institucional, essas deverão seguir normas rígidas de segurança visando minimizar os riscos à saúde de docentes, técnico-administrativos e estudantes. O compilado de orientações de biossegurança pretende contemplar medidas de autocuidado e de cuidados coletivos como: a desinfecção dos ambientes, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), além da implementação de medidas que evitem a aglomeração de pessoas e mantenham reduzido o fluxo de pessoas nos espaços compartilhados. 
As CAAd realizaram o mapeamento das atividades presenciais nos campi e encaminharam o resultado ao CEC, que elaborou as orientações compiladas em formato de manual. Vale ressaltar que na última semana foi realizada reunião conjunta entre os setores (CAAD e CEC) com o objetivo de instruir os(as) servidores a respeito das medidas de segurança a serem adotados. Nova sessão será realizada na quarta-feira (19), a partir das 9h, contando também com a presença e o apoio dos Setores de Saúde dos campi. A pauta abordará as orientações de biossegurança e espaço para solução de eventuais dúvidas sobre as medidas a serem adotadas em caso da realização de atividades presenciais. O encontro será virtual e quem tiver interesse pode participar por meio do link https://meet.google.com/nmy-eyvf-szo.
Outras atividades de orientação para a comunidade acadêmica sobre as normas de biossegurança devem ocorrer no decorrer do quadrimestre 2020.1.
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página