Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Covid-19 > Comitê Emergencial divulga 11ª edição do Boletim do Observatório da Epidemia do novo coronavírus
Início do conteúdo da página

Comitê Emergencial divulga 11ª edição do Boletim do Observatório da Epidemia do novo coronavírus

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 19h56
  • Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 15h18
  • Acessos: 1948

boletim 1111ª edição do Boletim do Observatório da Epidemia do Novo Coronavírus no Sul da Bahia foi divulgada nesta segunda (08) pelo Comitê Emergencial de Crise da Pandemia de Covid-19 da UFSB. Todas as projeções e análises correspondem ao período de 30 de maio a 05 de junho de 2020, sempre conectando o panorama nacional ao que se observa nos territórios do Sul e Extremo Sul do estado da Bahia. Em destaque na edição:

-->Análise do panorama semanal no Brasil e nos municípios do Sul e Extremo Sul;

-->Projeções de tendências e recomendações para a região, incluindo análise das variações dos números de casos nas últimas semanas nos municípios na área de abrangência da UFSB;

-->Mapeamento de iniciativas institucionais: “Divulgação de quantitativos de incidência acumulada” é uma ação cujo objetivo é elaborar mapas com os casos de Covid-19 na região sul do estado, com atenção especial aos municípios do sul e extremos sul (territórios de abrangência da UFSB). A equipe é formada pelos docentes Elfany Reis, Felipe Micali e Thiago Mafra, do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) e os dados com os indicativos são divulgados na Rádio Porto Brasil FM e os mapas nos perfis do Curso de Ciências Biológica nas redes sociais (Facebook e Instagram).

--> Ações em Pauta:

  • O projeto “Assessoria jurídica online e gratuita em tempos de pandemia Covid-19”, aprovado com apoio financeiro pelo Edital Prosis 07/2020, com ações que objetivam prestar apoio jurídico à comunidade vulnerável de Porto Seguro, mas com previsão de atendimento para outras cidades. O atendimento será realizado online, seguindo as orientações de distanciamento social. A equipe é coordenada pela professora Cristina Groberio Pazo e conta com apoio do professor Victor Hugo Criscuolo Boson, ambos do curso de Direito. A professora Cristina falou sobre o projeto em entrevista por e-mail.
  • O projeto de pesquisa “Tecuidados no SUS – estudo de caso com usuários suspeitos de Novo Coronavírus no município de Porto Seguro (BA)” foi aprovado no Edital Proppg 04/2020 – Apoio à Pesquisa na Pós-Graduação, sendo uma das ações estratégicas desenvolvidas pelos docentes do Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAUDE/MPSF e do Bacharelado em Saúde para o enfrentamento do Novo Coronavírus no Sul da Bahia. O projeto é coordenado pela professora Rocío Alvarez e a equipe conta com apoio da professora Lina Faria e do professor Enio Rodrigues e trata-se de uma ação do grupo de pesquisa “Educação, Saúde e Desigualdades Sociais”. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro (SMS/PS) e profissionais da Atenção Primária à Saúde.

-->Recomendações de prevenção, nesta edição tratando de critérios que devem ser usados no planejamento de flexibilização do isolamento social.

 

Documento relacionado

Boletim nº 11 do Observatório da Epidemia do Novo Coronavírus no Sul da Bahia (08/06/2020)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página