Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFSB lança livro sobre processos e impactos dos novos campi universitários

• Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 09h18
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 09h20

Fruto de um estudo acerca da expansão ou criação das universidades federais do Brasil entre os anos de 2004 e 2014, o livro “Novos campi universitários brasileiros. Processos e Impactos” traz como reflexões experiências de nove universidades, com análise crítica, principalmente, dos processos arquitetônicos e urbanísticos desencadeados por cada instituição.

Joel Pereira Felipe, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), juntamente com Elaine Caderari, foram os organizadores do livro que traz em cada capítulo abordagem em uma diferente universidade, refletindo sobre como a universidade pode/deve ter um papel crucial no desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades e regiões nas quais estão inseridas e de como a sua localização e obras podem interferir em seu desenvolvimento sustentável.

"A ideia da escrita do livro surgiu durante a minha pesquisa de pós-doutorado de junho a dezembro/2019. Esse estágio pós-doutoral foi realizado na Universidade Federal do ABC e na University College London (UCL).Durante a estada na UFABC, participei de um seminário com Elaine Calderari, arquiteta e pró-reitora de assistência estudantil da Universidade Federal de Uberlândia.  Desse encontro, chegamos à conclusão que seria importantíssimo constituir uma rede de pesquisadores sobre o tema dos novos campi universitários brasileiros, registrar e publicar as experiências tendo em vista a magnitude que alcançou a expansão da educação superior brasileira no período pré e pós-REUNI de 2004 a 2014', explica Joel Felipe.

Além de organizador, o professor também foi coautor do capítulo “Campus Santo André da UFABC: ruptura com o paradigma de campus universitário periurbano e segregado” e autor do capítulo “UFSB: a Universidade da/na Mata Atlântica”. Neste Capítulo, o autor, que fez parte ativamente do processo de criação da universidade, realiza uma análise sobre os locais nos quais a UFSB está inserida, enfatizando sua nova construção, a obra do novo campus Jorge Amado, situada entre a rodovia Ilhéus-Itabuna.

O autor ainda afirma que o texto traz dados inéditos sobre a localização das moradias de estudantes, técnicos administrativos e docentes e as distâncias que percorrerão para terem acesso ao campus. Dessa forma, a triangulação entre localidade, sociedade e universidade são as palavras-chave dessa análise.

O livro pode ser encontrado gratuitamente na página: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/134