Página inicial > Últimas Notícias > Assessoria Especial de Controle Interno divulga metodologia de gestão de processos institucionais

• Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 17h30
  • Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 15h08

A Universidade Federal do Sul da Bahia, através da Assessoria Especial de Controle Interno, torna pública a metodologia de gestão de processos institucionais. A metodologia adotada é o M3P (Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos), desenvolvido pela equipe do Núcleo de Qualidade Interna da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre).

O guia tem como objetivo comunicar as diretrizes a serem seguidas para as atividades de mapeamento de processos na Universidade, baseado em sete níveis diferentes de maturidade em gestão de processos. Além disso, a metolodogia possibilita identificar, de forma objetiva e padronizada, a situação atual e as ações necessárias para a sua evolução a um determinado nível de maturidade pretendido.

O modelo M3P sofreu adaptações pontuais para adequar-se às particularidades da UFSB, tendo sua escolha justificada em virtude da sua clareza, objetividade e simplicidade, constituindo um guia feito por uma Universidade Federal passível de ser replicado em outras instituições dessa mesma natureza, agregando valor e que esse valor seja facilmente perceptível pelos membros da comunidade acadêmica.

Dessa forma, a unidade institucional que desejar mapear seus processos possui um referencial metodológico importante à sua disposição - clique aqui para conhecê-lo.

Quer gerenciar melhor seus processos de trabalho? Conheça o guia de aplicação do M3P e procure a Assessoria Especial de Controle Interno (PROPA), que irá prestar apoio técnico ao setor interessado através de oficinas de mapeamento de processos.

Contato: aeci@ufsb.edu.br

Texto: AECI UFSB